O Flamengo vive o ápice de sua temporada. Invicto há sete jogos, o time vem crescendo de produção após a chegada de seu principal reforço, o meia Diego, e da recuperação do futebol de alguns jogadores que viviam sob desconfiança da torcida. Por trás disso estáo trabalho do técnico Zé Ricardo, que conta com mais do que apenas 11 atletas.

“Conto com todos (os jogadores). O Flamengo tem um plantel grande, e a meritocracia faz o atleta jogar mais ou menos”, disse o treinador, em entrevista ao ​Lance!.

Além de dar confiança aos jogadores, Zé Ricardo tem acertado nas substituições no decorrer das partidas. Contra o Coritiba, por exemplo, o treinador lançou Marcelo Cirino, que fez um dos gols da vitória por 2 a 0. Contra a Chapecoense, foi a vez de Leandro Damião sair do banco de reservas para balançar as redes e dar uma assistência no triunfo por 3 a 1.

O atacante Fernandinho tem um histórico ainda melhor. O jogador foi acionado por Zé Ricardo durante a partida contra o Figueirense, pela Copa Sul-Americana, e fez o gol da classificação rubro-negra. Contra a Ponte Preta, no Brasileirão, ele também marcou e deu a vitória ao Fla.

Nem todas as decisões de Zé são unanimidades, mas a estrela do comandante tem falado mais alto. Contra o Palmeiras, o técnico escolheu tirar Diego do time após a expulsão de Márcio Araújo. A decisão não agradou os rubro-negros, que acabaram esquecendo o “deslize” quando o treinador lançou Alan Patrick no segundo tempo e o meia fez o gol do Flamengo na partida.

O caso mais recente foi o de Emerson Sheik. Encostado na Gávea, o experiente atacante foi utilizado contra o Palestino, na Copa Sul-Americana, e marcou o gol da vitória rubro-negra fora de casa.

​​