Ex-auxiliar do Fla lista diversas ‘novidades’ implementadas por Jorge Jesus no futebol brasileiro

Jorge Jesus marcou época no Flamengo. O treinador ficou 13 meses no clube carioca e conquistou cinco títulos: Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores da América e Recopa Sul-Americana. O técnico aceitou a proposta do Benfica, de Portugal, e não está mais no Rubro-Negro. O Mister, no entanto, deixou diversas lições para os profissionais que permanecem no futebol brasileiro.

Se parte da imprensa brasileira trata Jorge Jesus como o ponto que revolucionará o futebol nacional, Marcelo Salles, o “Fera“, ex-auxiliar técnico do Flamengo, exemplificou um pouco o porquê de o clube carioca ter feito tanto sucesso no país. Em entrevista ao canal Coluna do Fla, Salles citou diversas novidades apresentadas pelo Mister, que fez com que os treinadores brasileiros passassem a se questionar e repensar metodologias.

Apoie o Mengão! Camisa e outros produtos oficiais em promoção

Primeira coisa que ele agregou para nós foi o questionamento, para nós nos questionarmos mais. Começaram os questionamentos sobre: escalação, se jogariam todos os jogos, se tiraria algum jogador, se pouparia… Este é um questionamento. Depois, sobre priorizar uma competição ou outra, é outro questionamento que ele também trouxe para nós. A intensidade, o que é intensidade, se intensidade é correr, se intensidade é pensar rápido, o que que é a intensidade que ele falava. A forma de jogar, o perde e pressiona -, disse Marcelo Salles, antes de prosseguir:

A forma como ele jogava, a característica do time dele, ele colocava, em relação ao adversário, não se preocupar em espelhar a equipe dele em relação ao adversário, ele colocava os conceitos dele, sabia os pontos fortes e fracos do adversário e, independente do adversário, dentro ou fora de casa, ele colocava a equipe dele como uma equipe que sempre estava propondo o jogo. Ele não se preocupava em relação ao adversário. Então, são diversos questionamentos que ele trouxe, diversos conceitos de jogo, que a gente vai olhando nos jogos, detalhes de bola parada ofensiva e defensiva -, ponderou Salles, que concluiu:

Ele começou a colocar algumas questões de bola coberta, bola descoberta, então são circunstâncias de jogo que a gente vai, como treinador, trazendo conceitos e vai analisando e estudando e vai vendo que aquilo ali é muito pertinente e que você… Não é que seja novidade, mas eram questões que estavam, de repente, pouco trabalhadas -, encerrou o ex-auxiliar-técnico do Flamengo.

Jorge Jesus se despediu do Flamengo em julho deste ano, e 14 dias depois o Rubro-Negro anunciou Domènec Torrent. O catalão passou a treinar a equipe carioca na segunda-feira (03) e estreará na beira do gramado pelo Mais Querido neste domingo (09), em partida contra o Atlético-MG. O confronto é válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro e terá início às 16h (horário de Brasília), no Maracanã.

Assista ao programa na íntegra:

Fonte: https://colunadofla.com/2020/08/ex-auxiliar-do-fla-lista-diversas-novidades-implementadas-por-jorge-jesus-no-futebol-brasileiro/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=ex-auxiliar-do-fla-lista-diversas-novidades-implementadas-por-jorge-jesus-no-futebol-brasileiro

Share this content: