Fator Copinha: um ano após decisão, Fla e Timão formam a base da sub-20

Um ano após decidirem a Copa São Paulo de 2016, Flamengo e Corinthians tomam conta da seleção brasileira que está no Equador para a disputa do Sul-Americano sub-20. São sete jogadores dos dois rivais: quatro do Timão (Guilherme Arana, Léo Santos, Maycon e Léo Jabá) e três do Fla (Lucas Paquetá, Felipe Vizeu e Matheus Sávio), que levou a melhor na final do ano passado. O número representa 30,5% dos 23 convocados para a competição.

Fla e Timão podem se reencontrar nas quartas Copinha: confira aqui a tabela

Veja a tabela do Sul-Americano Sub-20

Desses sete jogadores, apenas Guilherme Arana não disputou a Copinha do ano passado – ele já estava nos profissionais desde 2015. Léo Santos esteve na campanha que levou o Corinthians à final, mas, suspenso, não enfrentou o Flamengo. Os outros cinco estiveram naquela decisão no Pacaembu. Maycon converteu sua cobrança para o Alvinegro, assim como Paquetá pelo lado rubro-negro (que venceu por 4 a 3 nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal – assista no vídeo abaixo). Um ano depois, a missão de conquistar um espaço continua no Equador.

– O Sul-Americano é mais uma oportunidade que temos. A Copinha é um campeonato de projeção para o time principal, e já estamos lá, brigando pelo nosso espaço. Aqui (com a Seleção) é mais uma oportunidade para mostrar o nosso valor, uma competição importantíssima. O primeiro objetivo é se classificar para o Mundial e depois ser campeão. Mas a projeção dessa competição é muito importante, sem dúvida – disse o volante do Corinthians, citando o Mundial da categoria, em maio, na Coreia do Sul.

De fato, todos eles ganharam espaço no time de cima após a campanha na Copinha. Apesar de atuar como volante, Maycon foi o vice-artilheiro da Copinha com seis gols. Não demorou muito tempo e subiu aos profissionais, sendo emprestado em seguida para jogar o Brasileiro na Ponte Preta. Léo Santos e Léo Jabá também foram promovidos.

Os três flamenguistas também subiram com a conquista da Copinha. Lucas Paquetá e Matheus Sávio contribuíram com gols decisivos na campanha do título, mas acabaram aparecendo pouco no time principal ao longo de 2016. Terão agora a chance brilhar no Equador. Já Vizeu foi o artilheiro com sete gols, teve chances entre os profissionais e, apesar da concorrência de Guerrero e Leandro Damião, balançou as redes oito vezes no ano. Agora, chega ao Sul-Americano como um dos destaques da sub-20. Sem rivalidade com os corintianos.

– Resenha sempre tem, mas dentro de campo somos um só, somos a seleção brasileira. Então, é o que sempre falamos: rivalidade deixamos para o clube e aqui dentro representamos o nosso papel, de defender a Seleção da melhor maneira possível. Deixamos as brincadeiras para os momentos de descontração mesmo – disse Vizeu.

O fator Copinha

A campanha na Copinha em 2016, aliás, contribuiu para a convocação de flamenguistas e corintianos para o Sul-Americano. Quem diz isso é o próprio Micale.

– A Copinha é reflexo. Nos dá uma perspectiva muito grande de futuro, quem poderemos utilizar em uma competição como essa. O Sávio, o Vizeu, o Paquetá, o próprio Léo, o Maycon… São jogadores que vimos na final da Copinha, mas já estavam mapeados no nosso banco de dados. E hoje apareceu a oportunidade e estão nos ajudando. Fazem parte de escolas que trabalham bem os atletas e são jogadores rodados, acostumados com finais e jogos grandes – comentou o treinador da sub-20.

A equipe sub-20 estreia no Sul-Americano dia 18 contra o Equador, às 19h15 (22h15 de Brasília), em Latacunga. Depois, encara Chile, Paraguai e Colômbia no complemento do Grupo A. As três equipes de melhor campanha avançam ao hexagonal final, onde brigarão pelo título e pelas quatro vagas no Mundial da categoria.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2017/01/fator-copinha-um-ano-apos-decisao-fla-e-timao-formam-base-da-sub-20.html

Share this content: