| Futebol

Fla adota filmagem de treinos, e vídeos revelam Recife ladrão de bolas

Fundamento, observado nas imagens dos trabalhos, fez Ney Franco dar chance ao volante em jogo-treino no último domingo

Recife Jogo-Treino Flamengo x Tupi (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)Recife atuou em jogo-treino contra Tupi-MG (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Não é algo inédito, mas comprova ser importante. Ao adotar a filmagem de treinos, o Flamengo tem a pretensão de não deixar escapar nenhum detalhe na preparação à retomada do Brasileirão. De Atibaia ao Ninho do Urubu, Ney Franco revê as imagens de todos os trabalhos. E elas determinaram a primeira mudança na escalação: a titularidade de Recife, o ladrão de bolas.  

É verdade que a troca foi provocada pela lesão de Cáceres – fraturou a mão esquerda. Com a necessidade de encontrar um substituto ao volante paraguaio visando o jogo-treino de domingo passado contra o Tupi-MG, o treinador foi buscar embasamento nos vídeos. E não teve dúvidas ao escolher o jovem de 19 anos.  

- Fiz a escolha pela observação. Todo o treino nosso é filmado, e a gente revê esses treinos. Recife despontou pelo índice de bola roubada e, além disso, tem qualidade na saída de jogo – contou o comandante.  

Mas como funciona o processo? Os analistas de desempenho Rafael Vieira e João Roberto Sauthier filmam os trabalhos. Fundamentos como passes, conclusões e assistências, por exemplo, são colocados em um programa de computador que faz um perfil do rendimento dos jogadores. Os dados são passados a Ney, que também revê as imagens. Vale lembrar que a medida existia na época de Jayme de Almeida.  

A última vez em que Recife atuou pelo Flamengo foi em 2 de abril, ainda pela Libertadores, na vitória por 2 a 1 sobre o Emelec. Amaral, Luiz Antonio, Marcio Araujo e Muralha são as outras opções de volante no elenco. O Rubro-Negro enfrenta o Atlético-PR, em 16 de julho, em Macaé, na retomada do Nacional.

Analistas de desempenho filmam coletivo treino Flamengo (Foto: Cahê Mota)Analistas de desempenho filmam coletivo treino Flamengo (Foto: Cahê Mota)


Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.