O motivo alegado para a desistência são as férias dos atletas, uma vez que todo o planejamento foi reelaborado em cima do adiamento da última rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro ​emitiu comunicado informando a saída, destacando que espera poder participar do torneio no futuro.

Confiram o texto na íntegra:

"O Clube de Regatas do Flamengo informa que não poderá participar da Flórida Cup 2017. Devido ao trágico acidente com a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, que deixou o mundo consternado e abalado, o Flamengo se viu obrigado a refazer o planejamento da próxima temporada devido ao adiamento da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

Por esse motivo, os atletas retornarão das férias apenas no dia 11 de janeiro, inviabilizando a participação na fase Challenge da competição, que ocorrerá dos dias 8 a 15 de janeiro.

A pré-temporada será realizada no novo módulo profissional do CT George Helal. O Flamengo agradece a organização da Flórida Cup pelo convite e espera que no futuro possa participar da competição."