| Futebol

Fla e Corinthians mostram que tamanho de torcida não é igual a tamanho de patrocínio

flameng - Fla e Corinthians mostram que tamanho de torcida não é igual a tamanho de patrocínio

Flamengo e Corinthians são os dois clubes de maiores torcidas do Brasil. Abocanham também grande parte das receitas de publicidade no futebol no país. Só que, na relação entre o número de fãs e a arrecadação no mercado, ambos estão bem longe de liderar a comparação com outras equipes.

A conta é feita pelo estudo do Itaú BBA, banco de investimentos do grupo Itaú, que analisa a situação econômica dos clubes de futebol brasileiro, com base nos demonstrativos financeiros dos clubes em 2015 e na pesquisa “Lance!/Ibope” de 2014 sobre o tamanho das torcidas.

No último ano, o Flamengo foi o time brasileiro que mais arrecadou com publicidade e patrocínio, com R$ 85,5 milhões, enquanto o Corinthians ficou na terceira colocação, com R$ 67 milhões – o Palmeiras, com um crescimento de 201% em relação a 2014, ficou entre eles, com R$ 70 milhões.

Os dois clubes de maiores torcidas do Brasil receberam, porém, entre R$ 2,70 e R$ 2,45 por cada fã, enquanto equipes como Fluminense e Internacional superaram os R$ 7, e o próprio Palmeiras, de 10,6 milhões de torcedores segundo a pesquisa, ganhou R$ 6,60.

Segundo o “Lance!/Ibope”, o Flamengo tem a maior torcida do Brasil com cerca de 32,5 milhões de fãs. Com seus ganhos com publicidade, é o mesmo que dizer que recebeu exatos R$ 2,63 por cada um.

Já o Corinthians tem torcida de cerca de 27,3 milhões de pessoas segundo o levantamento e recebeu o equivalente a R$ 2,45 de seus parceiros publicitários por cada um.

 

Quem mais arrecada com publicidade pelo tamanho de sua torcida é o Fluminense, com R$ 28 milhões de receitas na modalidade e cerca de 3,6 milhões de torcedores: R$ 7,77 por cada um. Em seguida, o Inter, recebendo cerca de R$ 7,14 por cada um de seus 5,6 milhões de fãs.

“Fato é que parece haver uma distorção na aplicação dos recursos, ao menos na proporção entre valor e número de torcedores. Ou, os clubes são vistos de forma diferente, sendo que alguns vendem apenas para sua torcida, enquanto outros podem atingir o futebol de forma mais ampla”, diz o estudo.

Entre os 16 clubes de maior torcida do Brasil, só dois recebem, proporcionalmente, menos que Corinthians e Flamengo. O Atlético-MG recebeu R$ 2,28 por cada um de seus 7 milhões de torcedores, e o Bahia, único abaixo dos R$ 2, R$ 1,67 para 3,4 milhões de fãs.

Fonte: ESPN

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.