Fla relaciona Guerrero, mas chega ao dia do jogo contra o São Paulo ainda sem saber se poderá utilizá-lo

De posse de uma liminar que suspende sua punição por doping, Guerrero quer jogar pelo Flamengo contra o São Paulo hoje, às 21h45, pelo Brasileiro. A Justiça suíça, que concedeu a decisão favorável a ele, não vê impedimentos. Assim como a Corte Arbitral do Esporte (CAS), justamente quem o havia afastado do futebol por doping. Ainda assim, a presença do atacante é a grande incógnita da partida.

Consultada na semana passada, a CBF não soube afirmar ao Rubro-Negro se a decisão valeria também para jogos no Brasil. A indefinição durou até ontem, quando a Justiça do país europeu disse que sua decisão ainda é válida. O CAS emitiu opinião semelhante.

As respostas, porém, não fizeram com a CBF se posicionar. A entidade, que antes pedira ao Flamengo para consultar a Justiça suíça, agora espera a Fifa dar seu aval. Tanto receio se deve ao fato de que, mais à frente, a presença de Guerrero pode ser questionada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Na súmula prévia do jogo de hoje, o atleta ainda consta como suspenso por doping.

— Temos uma liminar. Mas, se o caso for parar no STJD aqui no Brasil, a gente vai lá e ganha. Porque ele tem respaldo legal — defende Bichara Neto, advogado de Guerrero.

Segundo Leven Siano, especialista em Direito Internacional, a preocupação do Flamengo é pertinente. Em sua interpretação, a Justiça brasileira precisa reconhecer a decisão da Justiça suíça, via Superior Tribunal de Justiça. Ou, esportivamente, a Fifa comunicar a CBF.

— A Justiça suíça é soberana na Suíça e não no Brasil. A condição de jogo de Guerrero pode ser impugnada, acarretando penalidade para o Flamengo — diz o advogado.

Elogiados por Barbieri, Lincoln e Uribe viram opções caso Guerrero não possa ser escalado

Desde que se reapresentou após a Copa do Mundo, Guerrero tem treinado no Ninho do Urubu. Inclusive, entre os titulares. Mas, embora o peruano tenha sido relacionado para a partida de hoje, o técnico Maurício Barbieri é cauteloso ao falar da escalação do peruano. Ao mesmo tempo que conta com o camisa 9, ele trabalha com Fernando Uribe e Lincoln como alternativas.

— Estamos esperando o posicionamento oficial da CBF, que é a quem cabe responder, para que possamos ter uma conclusão sobre essa questão. Ele vem trabalhando bem, assim como o Uribe — disse Barbieri, fazendo mistério, contudo, sobre quem será o titular: — O que posso dizer é que ele é uma das opções, contanto que haja um comunicado oficial. Temos outras alternativas, não descartando até jogar com dois atacantes. Mas isso eu ainda vou avaliar.

Henrique Dourado cumpre suspensão. Por isso, sequer é cotado. Se a CBF mantiver seu silêncio, são grandes as chances de que o centroavante colombiano faça sua estreia hoje. Ontem, ele teve seu nome inscrito no boletim da CBF, o que o torna apto a jogar. Ele não disputa uma partida desde 21 de maio. Mas Barbieri diz não ver problemas nesse hiato de quase três meses.

— Uribe tem essa situação, mas entendemos que ele pode iniciar sim. Só não tenho como dizer se ele tem condições de terminar uma partida. Mas isso vale para o Guerrero também — afirmou.

Embora menos cotado para ser titular hoje, Lincoln recebeu elogios do treinador. Durante o recesso causado pela Copa, ele chegou a treinar como titular.

— Também cresceu muito. Tem feito ótimos jogos-treino — disse Barbieri.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/fla-relaciona-guerrero-mas-chega-ao-dia-do-jogo-contra-sao-paulo-ainda-sem-saber-se-podera-utiliza-lo-22897267.html

Share this content: