Depois de renovar com a base experiente das últimas temporadas, o Flamengo acertou a contratação do armador Yago Mateus, que disputou o Mundial da China-2019 pela seleção brasileira. O jogador de 21 anos, de 1,78m, é apontado como uma das revelações do basquete brasileiro ao lado de nomes como Didi Louzada e Georginho.

Leia também: Os 50 maiores jogadores da NBA

— O Flamengo é um desafio para mim. Conquistei muita coisa no Paulistano, ganhei título, o clube me preparou muito bem. A expectativa agora é enorme, estou animado, meus amigos, todos estão ansiosos — afirmou o armador, que vai reencontrar o técnico Gustavo Conti, com quem foi campeão do Novo Basquete Brasil pelo Paulistano, em 2018:

— Devo muito a ele, minha família gosta muito, tenho muito respeito. Voltar a trabalhar com ele e aprender cada vez mais será uma oportunidade, é a melhor coisa do mundo.

Embora tenha nascido em Tupã, interior paulista, Yago tem relação antiga com o Rio: seu primeiro clube foi o Jequiá, da Ilha do Governador. Passou pelo Palmeiras, ganhou notoriedade no Paulistano e acabou convocado pelo técnico Aleksandar Petrovic para o Mundial do ano passado, quando ganhou minutos de experiência na rotação. Agora, terá a chance de se consolidar em um time que já confirmou a permanência de atletas experientes como Marquinhos e Olivinha, além de nomes como Mineiro, Balbi e Jhonata.

Apesar do acerto, ainda vai demorar um pouco para Yago estrear pelo Flamengo. O rubro-negro pretende voltar aos treinos em agosto. A primeira competição deve ser em outubro, quando está agendada a final da Champions League Américas, que foi adiada.

O NBB, que foi encerrado em março sem campeão, aprovou na semana passada, em reunião com os clubes, o início da próxima temporada em 14 de novembro. A lista de participantes deve sair no início de setembro. O Flamengo, vencedor da edição 2018/2019, é o maior campeão, com seis títulos.