“Rafinha, a partir das 15h30 [de sexta-feira], quando o Flamengo decola para Curitiba, está desligado do futebol profissional do Flamengo a pedido dele”.

A frase dita pelo vice-presidente de futebol, Marcos Braz, era a que nenhum torcedor do Flamengo gostaria de ouvir. Após pouco mais de um ano recheado de títulos com o clube, o lateral-direito Rafinha comunicou a sua saída do Rubro-Negro para acertar com o Olympiacos, da Grécia.

Ranking:Os 30 maiores ídolos da história do Flamengo

— Com relação ao Rafinha, como já foi falado, ele recebeu uma proposta de um time grego. Já comunicou a gente que vai aceitar. O Flamengo lamenta, não gostaria de perder o atleta. Rafinha ajudou muito a gente nas conquistas. Tem 34 anos, faz aniversário amanhã ou depois de amanhã. Ele recebeu uma proposta para ficar até os 37 jogando em alta performance — explicou Braz.

Segundo o vice-presidente, a saída se deu por uma clausula imposta pelo próprio Rafinha quando aceitou ir para o Flamengo: uma brecha que o permite sair sem custos em caso de receber uma proposta de um clube da Europa. Braz lembra que, se essa opção não existisse anteriormente, ele sequer teria ido para o Rubro-Negro.

— Agora, as pessoas tem que entender que, quando o Flamengo foi buscar o Rafinha, pegou um jogador do Bayern de Munique, há 14 anos na Alemanha. Não era só convencer ele a vir jogar no Flamengo, mas a mudar de vida, acreditar num projeto. Ele se apega a uma cláusula que foi colocada por ele. Se não tivesse esse ponto lá atrás ele não viria. A gente achava que poderia ceder, foi feito isso, e Flamengo não pagou um euro. Agora, ele ta saindo, com o mesmo desejo que teve pra vir — completou.

Sobre possíveis substitutos para Rafinha, Braz garantiu que o Flamengo está no mercado, mas não irá se desesperar para trazer um reforço o quanto antes. Cabe lembrar que a janela internacional de transferência está fechada neste momento.

— Há bastante tempo vínhamos procurando um lateral. Esse ano é atípico por conta da pandemia. Durante esse período, não tínhamos conforto em fazer qualquer contratação depois de cortar salários de jogadores e funcionário. A partir de agora, evidente, estamos no mercado — completou o dirigente.