Flamengo conhece adversários na Libertadores e pode encarar o Vasco na fase de grupos

Com a vaga conquistada através da classificação direta pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo integra o pote 3 no sorteio da Libertadores, realizado hoje no Paraguai. Já que dentre as regras prévias está a presença de dois clubes do mesmo país apenas se um deles vier da fase prévia, o Vasco é um adversário possível, assim como a Chapecoense.

Ao lado do Flamengo no pote 3 estão: The Strongest (BOL), Colo-Colo (CHI), Racing (ARG), Defensor (URU), Alianza Lima (PER), Millonarios (COL) e Real Garcilaso (PER). Serão cabeças de chave River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG), Grêmio (BRA), Atlético Nacional (COL), Peñarol (URU), Santos (BRA), Corinthians (BRA) e Cruzeiro (BRA).

Critérios como o desempenho de cada clube nas últimas Libertadores; o coeficiente histórico, que leva em consideração toda a trajetória de cada time na competição; e o desempenho nas últimas dez edições dos respectivos campeonatos nacionais são utilizados para definir cada pote.

Além do Vasco, o pote 1 é composto por vários outros brasileiros, como Grêmio, atual detentor do título da Libertadores; Corinthians, campeão nacional em 2017; Cruzeiro, vencedor da Copa do Brasil; e Santos, que passou o vice-campeão Palmeiras mediante critérios citados acima.

Isso exclui a chance de qualquer desses clubes fazerem parte do grupo do Flamengo. Portanto, da primeira prateleira dos classificados, apenas River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG), Atletico Nacional (COL) e Peñarol (URU) poderão ser os cabeças de chave do grupo rubro-negro.

No pote 2, o único brasileiro será o próprio Palmeiras, que ficará ao lado de Universidad de Chile (CHI), Emelec (EQU), Estudiantes (ARG), Cerro Porteño (PAR), Independiente (ARG), Bolívar (BOL) e Libertad (PAR), que podem ser os adversários do Flamengo na fase de grupos. A Chapecoense, apenas se avançar. Enquanto isso, no pote 4, estão Atlético Tucumán (ARG), Deportivo Lara (VEN), Delfín (EQU) e Monagas (VEN).

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/flamengo-conhece-adversarios-na-libertadores-pode-encarar-vasco-na-fase-de-grupos-22212552.html

Share this content: