Flamengo conquista o Campeonato Estadual de Basquete Sub-19

Flamengo conquista o Campeonato Estadual de Basquete Sub-19
A equipe de basquete Sub-19 do Flamengo conquistou o ouro no Campeonato Estadual 2017, nesta quarta-feira (13). Em partida disputada no ginásio Hélio Maurício, na Gávea, o Rubro-Negro derrotou o Vasco por 84 a 62.

Quer fazer a diferença nos esportes olímpicos do Flamengo e deixá-lo cada vez mais forte? Contribua, seja um Anjo da Guarda. Acesse o site especial do programa e saiba como participar.

O Mais Querido abriu vantagem na série final no último domingo (10), vencendo por 57 a 52, na casa do adversário. Após estudar o primeiro jogo, o Rubro-Negro trabalhou a defesa e conseguiu vitória mais tranquila, com 20 pontos de diferença no placar. 

Treinador do Flamengo, Paulo Chupeta analisou a partida.

"A conquista foi construída em cima do sistema defensivo. Estudamos bastante as ações ofensivas do Vasco e, com isso, conseguimos neutralizar as ações ofensivas deles, que são o ponto forte. Nós buscamos, num primeiro passo, tirar o contra-ataque deles, tirar a bola de pessoas que poderiam vir a decidir e criar problema para nossa defesa. A equipe teve um comportamento coletivo, tanto defensivo quanto ofensivo, muito eficiente. Jogamos com o conjunto e, com isso, nós conquistamos a vitória", afirma o técnico.

O time conta com jogadores que treinam e atuam pela equipe adulta do Mais Querido na disputa do NBB, e convivem diariamente com atletas mais experientes, como o capitão Marcelinho.

"Tivemos alguns destaques, como o João Vitor, que joga com o adulto. Esta deve ter sido a melhor partida dele pelo Sub-19 até hoje. O armador Joãozinho, Danilo, Assunção, o grupo todo, eles se fecharam e entenderam a proposta principal de defender. Na minha opinião, o ataque começa pela defesa. Conseguimos uma vitória tranquila, mostrando a força do basquete de base do Flamengo", finaliza Chupeta. 

O dia foi de dobradinha na Gávea, com a equipe Sub-15 conquistando o Campeonato Estadual da Categoria em partida realizada logo antes, também contra o Vasco. 

As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Estácio, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé