Flamengo de cabeça feita

Iniciando a temporada entre o campeonato de uma Federação falida e um torneio pós embrionário que ainda engatinha, podemos notar nossa evolução, mas não nos colocamos à prova. Na realidade, apesar da invencibilidade, apesar de convencermos, nossos primeiros cinco jogos oficiais serão jogos perdidos.

Podemos e devemos concordar que o time reserva do Grêmio tinha mais experiência e qualidade técnica que os primeiros miúdos que enfrentamos. Também é verdade que o clássico contra o Botafogo demanda mais atenção do que os três primeiros enfrentamentos do brasileiro.

Acontece que o maior problema desse tipo de jogo é a expectativa que se cria, a obrigação da vitória que é criada por meras escalações. Acreditem ou não, vi algumas pessoas reclamando da atuação contra o Grêmio, dizendo que o Flamengo se acomodou com o resultado, além de outras tantas queixas.

Considero essa sede de vitórias perfeitamente natural, mas é preciso, pelo menos na minha opinião, que lembremos que nossa prioridade é preparar nossos jogadores fisica e tecnicamente para quando a temporada tiver seu verdadeiro início, no dia 8 do próximo mês.

Enquanto isso, sigo pregando, que prefiro resultados adversos que nos mostrem deficiências a serem corrigidos à vitórias sem crescimento e evolução.

Hoje, no clássico, mais do que a consistência tática que temos visto, precisaremos de uma dose um pouco maior de equilíbrio emocional. A “obrigação” na busca pelo resultado funcionará como um primeiro teste mental, além de outras surpresas que podem aparecer no FERJÃO 2017.

Vencer é fundamental. Mas também é fundamental manter nosso elenco fisicamente saudável. O início da temporada, pra nós, é logo ali. Que a inteligência vista dentro de campo até agora continue no jogo de hoje. Sob todos os aspectos.

Mais do que três pontos estão em jogo. A possibilidade da folga na última rodada e um maior fôlego para o nosso planejamento importam mais ainda.

Vamos com tudo! SRN!

Thigu Soares
Twitter: @thigusoares

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/02/flamengo-cabeca-feita/

Share this content: