A pior derrota do Flamengo na história da Libertadores. Na altitude de Quito, o time de Domènec Torrent não esboçou reação ao ser goleado por 5 a 0 pelo Independiente Del Valle, o que deixa o treinador em situação delicada. Antes, o atual campeão havia perdido por 5 a 1 para o Grêmio, em 1984.

O resultado mantém o Flamengo na segunda posição, com os mesmos seis pontos, atrás exatamente dos equatorianos, que vão a nove. Mas com o saldo de gols negativo, mesmo após duas vitórias nas primeiras rodadas. O próximo adversário é o Barcelona, em Guayaquil, na terça-feira que vem. Por isso, o Flamengo não volta ao Rio.

Em cinco dias, a diretoria rubro-negra precisará entrar em campo para entender o significado de uma atuação tão apática. Sobretudo pois a derrota ocorreu para o time do técnico Miguel Angel Ramirez, preterido pelo Flamengo, que investiu em Dome após a saída de Jesus.

Depois de tentar administrar os efeitos da altitude e a qualidade do adversário, o Flamengo levou um gol atrás do outro sem atacar como de costume no Equador. Com Diego como titular, a equipe não estevem bem tática, técnica e fisicamente. A cada gol, aparentava mais desânimo e sensação de não saber o que fazer para uma resposta minimamente competitiva.

Moises Caicedo comemora seu gol na goleada do Independiente del Valle sobre o Flamengo pela Libertadores Foto: Jose Jacome / REUTERS

O primeiro gol veio aos 39 minutos do primeiro tempo. Mosés Caicedo, joia do time equatoriano, fez tabela com Gabriel Torres e invadiu a área sem ser parado pela zaga. O que se esperava do Flamengo no segundo tempo era uma mudança radical de postura. Bruno Henrique entrou no lugar de Diego, mas não hove tempo para nada. Aos três minutos, Preciado driblou quase toda a linha de defesa e marcou de longe. Em seguida, foi a vez de Gabriel Torres. Beder Caicedo fechou a conta.