Flamengo e mais 9 campeões: veja quem espera o time na Libertadores

Flamengo e mais 9 campeões: veja quem espera o time na Libertadores

A vitória sobre o Santos ainda não garantiu a segunda posição do Campeonato Brasileiro. Mas deu ao Flamengo a possibilidade de pensar em 2017. Mais especificamente a Libertadores. O placar de 2 a 0 no Maracanã, neste domingo, confirmou o Rubro-Negro classificado diretamente na fase de grupos ao lado de outros 24 times de nove países. Nove deles são campeões continentais, mas há a ausência considerável do medalhão Boca Juniors. O River Plate, campeão de 2015, ainda busca uma vaga.

Entre os times tradicionais já classificados para a fase de grupos estão os uruguaios Peñarol e Nacional, que somam oito títulos de Libertadores. Da Argentina vêm San Lorenzo, campeão em 2014, e Estudiantes, que conquistou quatro vezes a competição, sendo a última em 2009. O último classificado do país será o campeão da Copa Argentina, que está na semifinal.

No Brasil, os já garantidos na fase de grupos ao lado do Flamengo são Palmeiras e Santos. O Atlético-MG tem no mínimo presença na etapa eliminatória, mas entra nos grupos se for campeão da Copa do Brasil.

Vale lembrar que Barcelona de Guayaquil, Emelec, Olimpia, Libertad, Guaraní e Zamora já estão classificados para a Libertadores, mas ainda sem posição definida. Serão 44 equipes disputando a competição em 2017, sendo 16 começando a etapa eliminatória e 28 diretamente na fase de grupos.

Confira os times já classificados para a Libertadores de 2017

Argentina

Lanús
San Lorenzo
Estudiantes
Godoy Cruz
Atlético Tucuman (fase eliminatória)

Bolívia

Sport Boys
Jorge Wilstermann
The Strongest (fase eliminatória)

Brasil

Palmeiras
Flamengo
Santos
Atlético-MG (fase eliminatória no mínimo)

Chile

Universidad Católica

Colômbia

Atlético Nacional
Independiente Medellín

Equador

Barcelona
Emelec

Paraguai

Libertad
Olimpia
Guaraní

Uruguai

Peñarol
Nacional
Cerro (fase eliminatória)

Venezuela

Zamora
Carabobo (fase eliminatória)