| Futebol

Flamengo e Vasco reeditam final do Carioca de 2007

Mais Querido volta a enfrentar o rival neste domingo, às 14h, em jogo amistoso no Ceará

flameng - Flamengo e Vasco reeditam final do Carioca de 2007

Equipe unida no último treino antes do clássico

Um grande clássico do basquete nacional, assim é o encontro entre Flamengo e Vasco. Números muito equilibrados e uma enorme rivalidade dentro das quatro linhas. Foram oito títulos cariocas para cada lado em confrontos diretos. O último, em 2007, deu Flamengo, com o atual capitão do FlaBasquete, Marcelinho Machado, em quadra.

Na tarde deste domingo (25), as duas equipes do Rio de Janeiro reeditam a final memorável e quebram um hiato de 9 anos na Arena do Centro de Formação de Atletas, em Fortaleza (CE), em jogo amistoso pelo torneio Super Four Rio-Nordeste de Basquete. Participam ainda do quadrangular Basquete Cearense e Vitória. Flamengo entra em quadra desfalcado de importantes peças do elenco: Pedrinho Rava, Rafael Mineiro e Ricardo Fischer, todos se recuperando de lesão. O quadrangular de pré-temporada é preparatório para as disputas do Orgulho da Nação no Carioca, NBB 9 e Liga das Américas na temporada 2016/17. O canal SporTV transmite o jogo, a partir das 14h.

Reedição da final de 2007
O último jogo disputado entre Flamengo e Vasco no basquete foi na final do Campeonato Carioca de 2007, no dia 13 de dezembro do mesmo ano, onde o Flamengo se consagrou campeão. Placar: 75  x73. O Mais Querido comemorou com a enorme torcida que lotou o Maracanãzinho, com Marcelinho Machado em quadra atuando com maestria em seu ano de retorno ao clube.

O Vasco venceu o Flamengo ao total oito vezes em finais do Carioca, sendo a última delas em 2001. O Flamengo venceu o Vasco também em oito ocasiões (1957, 64, 75, 77, 84, 90, 98, 2007). O Flamengo é 43 vezes Campeão Carioca.

História
O Basquete chegou ao Brasil na primeira década do século XX, e ganhou impulso à partir de 1912 sobretudo pelos incentivos da ACM (Associação Cristã de Moços) na Rua da Quitanda nº 47 – Rio de Janeiro. A nova modalidade teve tão rápido sucesso que a Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT) adotou o esporte em 1916, e em 1919 organizava o primeiro campeonato oficial, que teve como vencedor o Flamengo – título não reconhecido pela atual FBERJ.

Durante a existência da associação dissidente AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Atléticos, 1924 a 1933), o Flamengo conquistou o Campeonato da Cidade do Rio de Janeiro em 1932. Em 1933 foi criada uma liga autônoma para o esporte, a Liga Carioca de Basketball. O Grande troféu, chamado de Taça Aurora, ficou em mãos rubro-negras em 1933, 1934 e 1935 – o primeiro tricampeonato. Lembrando que a cidade do Rio de Janeiro, enquanto capital nacional, reunia as maiores agremiações esportivas do País, o que conferia enorme peso ao título metropolitano.

Em 1948 o Flamengo recebeu o técnico Togo Renan Soares, o "Kanela", e a década de 1950 ficou conhecida como a época de ouro de basquete no Flamengo. Como grande feito se destacou o deca campeonato carioca entre 1951 e 1960.

Anos depois, entre 2005 e 2015, o Flamengo quebrou essa marca ao conquistar 11 títulos do Estadual. Desta vez, de 2012 até hoje, quem comandou as vitórias e transformou o FlaBasquete em "Campeão de Tudo", foi o técnico José Neto. Além dos Estaduais, o comandante ainda liderou quatro dos cinco títulos do NBB, uma Liga das Américas, e a Copa Intercontinental, deixando seu nome marcado como um dos maiores treinadores do basquete rubro-negro na história.

Os relacionados do Flamengo para o jogo são:

#4 – Marcelinho Machado (Capitão)

#10 – Ronald Ramon

#11 – Marquinhos

#13 – JP Batista

#16 – Olivinha

#19 – Humberto

#34 – João Vitor

#25 – Jorge

#20 – Léo Bispo

#9 – Lelê

#17 – Danilo

#6 – Felipin

 

Comissão técnica:

José Neto – técnico

Rodrigo Carlos – Assistente Técnico

Diego Falcão – Preparador Físico

Ricardo Machado – Fisioterapeuta

André Guimarães – Supervisor

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/24172/flamengo-e-vasco-reeditam-final-do-carioca-de-2007

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.