O Flamengo já é um time em reconstrução de peças e ideias em relação ao campeão de quase tudo em 2019. Ao entrar em campo pela terceira rodada do Brasilero, hoje, 19h30, contra o Coritiba, no Couto Pereira, a equipe comandada por Domènec Torrent não contará com dois titulares que estavam na formação ideal do ano passado. Após perder Pablo Mari no começo da temporada, Rafinha teve a saída confirmada pelo clube ontem, e vai para o Olympiacos, da Grécia, exercendo uma cláusula que o liberava de graça em caso de proposta da Europa.

Mais: Por que a saída de Rafinha é tão ruim quanto a de Jesus

As duas derrotas na competição ligaram o alerta da Gávea ao Ninho do Urubu, e levaram o vice de futebol Marcos Braz a se apresentar para coletiva com o objetivo de acalmar os ânimos e discursar a favor do treinador e dos jogadores, criticados pela má fase. O tema principal da entrevista foi Rafinha, e o temor pela perda de outros atletas titulares. O dirigente lembrou que depois da saída de Jorge Jesus ninguém seguiu o caminho do treinador para Portugal, apesar do interesse do Benfica em Gerson, Bruno Henrique e até Léo Pereira.

Mansur: Início ruim no Flamengo é teste de convicção

— Está tudo muito tranquilo, o que não está tranquilo são os resultados. Mas é longe de terra arrasada — disse Braz.

Depois de perder para o Atlético-GO por 3 a 0, Dome convocou uma reunião com o elenco e ouviu que as mudanças precisam ser implementadas de forma mais gradual, já que não há tempo para treinos. O respaldo do clube até agora é total.

— Não posso analisar o trabalho dele com sete dias. Foi opção dele a parte tática. Ele com certeza viu o que se passou, e tem toda liberdade e confiança para que a gente siga com ele e com resultados melhores. Flamengo confia no profissional que contratou — avisou o vice de futeboll.

Sem Rafinha, fica a dúvida se o jovem João Lucas enfim terá uma chance ou outro atleta será improvisado na vaga de Rafinha, já desligado da delegação. O garoto Matheusinho, do sub-20, será integrado apenas semana que vem. E o Flamengo volta ao mercado para concluir a tarefa que não consegue desde o começo do ano. A ideia é buscar atletas sem contrato, até a abertura da janela, dia 9 de outubro. Já há atletas mapeados.

— Vamos analisar com calma, mas com atenção a reposição desse atleta. Evidente que é difícil. Não é fácil repor — emendou Braz.

O Flamengo descartou o retorno de Rodinei, emprestado ao Inter até meados de 2021. E lembrou que não há mais nenhum jogador do elenco com a cláusula de saída de graça para Europa. Com a lição, a diretoria já se reuniu com o meia Diego Ribas para renovar o vínculo que termina em dezembro. E o goleiro Diego Alves é o próximo. Hoje suspenso, ele dará lugar a César contra o Coritiba.