| Futebol

Flamengo encaminha mais de 'meia vaga' se mudar escrita em Curitiba

Time carioca tem só uma vitória em 16 jogos contra Atlético-PR na Arena da Baixada

Não é à toa que a Arena da Baixada ganhou apelido de "cemitério de pontos" entre alguns torcedores do Flamengo. Com apenas uma vitória em 16 jogos no estádio do Atlético-PR, o rubro-negro carioca tem um incentivo especial para mudar a escrita nesta quarta-feira, às 21h45m, pela fase de grupos da Libertadores: se vencer o time paranaense em seus domínios, o Flamengo encaminha mais de "meia vaga".

Líder do grupo 4 com seis pontos, o Flamengo chegaria a nove com uma vitória até hoje não repetida na Arena da Baixada. De acordo com levantamento do site "Futdados", que analisa as pontuações de times classificados às oitavas de final da Libertadores neste século, 65% dos clubes que atingiram tal pontuação conseguiram avançar. Ou seja: a vitória deixaria o rubro-negro carioca com mais de meio corpo no lado da classificação.

A própria tabela do grupo 4 ficaria bastante favorável ao Flamengo em caso de vitória: o rubro-negro carioca abriria necessariamente cinco pontos de vantagem para o primeiro time fora da zona de classificação, com dois jogos restantes (isto é, seis pontos em disputa).

O cenário também seria favorável levando em conta o retrospecto recente de classificados na Libertadores. Levantamento do GLOBO mostra que quase 25% dos 80 classificados ao mata-mata entre 2012 e 2016 não precisaram somar mais do que nove pontos na fase de grupos.

Depois do Atlético-PR, o Flamengo ainda recebe a Universidad Católica (CHI) no Maracanã e termina a participação no grupo 4 contra o San Lorenzo (ARG) fora de casa. Independentemente do resultado desta quarta-feira contra o Atlético-PR, esses dois jogos seriam fundamentais para o time rubro-negro terminar não só classificado, mas também na liderança do grupo.

Nas últimas cinco edições da Libertadores, somente 15% dos líderes somou 10 pontos ou menos. Os times normalmente garantem a liderança da chave a partir dos 12 pontos. É a partir dessa mesma pontuação, por sinal, que todos os clubes têm garantido 100% de chance de classificação dos clubes à segunda fase, seja em primeiro ou segundo lugar da chave, de acordo com o levantamento do Futdados.

Fonte: http://oglobo.globo.com/esportes/flamengo-encaminha-mais-de-meia-vaga-se-mudar-escrita-em-curitiba-21252576

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.