Flamengo enfrenta a Chapecoense em Santa Catarina

Há duas semanas, antes de embarcar para Fortaleza, o Flamengo viveu o auge de sua crise, com agressões ao elenco no aeroporto. Duas semanas depois, o time viajou para enfrentar a Chapecoense, às 16h de hoje, em Chapecó, sob clima de empolgação pela liderança isolada no Brasileiro. Da água para o vinho. A largada na competição está próxima de se tornar a mais eficiente da era dos pontos corridos. Com três vitórias e um empate nos quatro primeiros jogos, o time já igualou 2008, quando teve o mesmo aproveitamento.

ANÁLISE: Guerrero e Jean Lucas são soluções para desafogar meias

Naquele ano, foram quatro vitórias e um empate até a equipe ser derrotada pela primeira vez, na sexta rodada. Mesmo assim, perdeu apenas um dos 11 primeiros jogos. Na ocasião, os adversários da série invicta inicial foram, na ordem: Santos, Grêmio, Inter, Fluminense e Figueirense. Desta vez, a tabela foi mais generosa em relação aos adversários. O Flamengo pegou Vitória, América-MG, Ceará e Internacional, dois jogos fora de casa e dois como mandante. Em 2008, foram três no Rio na série de cinco sem perder. O que será diferente na atual edição, com o terceiro jogo fora de casa, diante da Chapecoense.

O bom desempenho passa pelas mãos do interino Maurício Barbieri. Com nove jogos, cinco vitórias e quatro empates, tem vencido a desconfiança da torcida no seu primeiro trabalho em clube grande, aos 37 anos. Os bons conceitos táticos e a aceitação imediata do elenco contribui para o sucesso inesperado, mas o treinador mantém a humildade mesmo invicto no comando da equipe.

COPA, CABELO E BIGODE: Desafiamos você a reconhecer 10 jogadores pelo penteado

— Não ganharemos nada no primeiro semestre e temos que crescer mais. Temos jogos decisivos e precisamos manter os pés no chão para atingir os objetivos — avisou.

DIEGO VOLTA, CUÉLLAR SE DESTACA

Para hoje, quatro jogadores serão poupados em função da partida de quarta-feira, contra o Emelec, pela Libertadores: o goleiro Diego Alves, o zagueiro Réver e os meias Paquetá e Éverton Ribeiro. Em compensação, Barbieri terá novamente à disposição o meia Diego, recuperado de lesão no joelho. O zagueiro Rhodolfo também volta.

No troca-troca de peças em quase todas as posições, pelo menos em uma Barbieri não parece ter encontrado motivo para fazer testes: a de Cuéllar. Desde que ganhou sequência com o técnico Reinaldo Rueda no lugar de Márcio Araújo, o volante colombiano se tornou imprescindível, sobretudo no esquema atual, com apenas um jogador à frente da defesa, e a necessidade de funções de marcação e saída de bola.

De boa técnica e capacidade física invejável, Cuéllar tomou o espaço no time e fez o Flamengo liberar Márcio Araújo para a Chapecoense, depois de vários anos como titular na mão de diversos treinadores. Será a primeira vez que o jogador vai enfrentar o ex-time.

LEIA AINDA: Conselho do Fla recebe contrato com Maracanã

Depois de desfalcar o Flamengo na Libertadores em dois jogos, Cuéllar ainda reúne os melhores números defensivos. No Brasileiro, é o segundo do time em desarmes, atrás de Renê, e o segundo em passes certos, com o lateral também na liderança.

O volante já recebeu uma proposta de renovação de contrato, de 2019 para 2020, com reajuste salarial e aumento da multa para o exterior. O fato de o jogador ter incorporado um pouco a alma rubro-negra o fez cair nas graças da torcida e da diretoria.

A maior dúvida é quem entrará no lugar de Paquetá: Arão ou Jean Lucas. Nas últimas quatro partidas, Barbieri preferiu colocar no decorrer do jogo o jovem volante de 19 anos, apesar dele nunca ter começado jogando sob o comando do treinador. No entanto, Arão já foi titular duas vezes com Barbieri.

CHAPECOENSE X FLAMENGO

Chapecoense: Jandrei; Apodi, Rafael Thyere, Douglas e Bruno Pacheco; Amaral, Elicarlos, Márcio Araújo, Júnior Santos e Arthur; Leandro Pereira.

Flamengo: César; Rodinei, Léo Duarte, Juan e Renê; Cuéllar, Willian Arão (Jean Lucas), Diego, Vinícius Júnior e Geuvânio; Henrique Dourado (Guerrero).

Juiz: Ricardo Marques (MG)

Local: Arena Condá.

Horário: 16h.

Transmissão: TV Globo, Rádio Globo e CBN.

Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/flamengo-enfrenta-chapecoense-em-santa-catarina-22678182

Share this content: