Flamengo está perto de anunciar atacante Berrío

As presenças do presidente do Atletico Nacional, Juan Carlos de la Costa, e do empresário de Berrío no Rio de Janeiro por conta do amistoso de ontem entre Brasil e Colômbia facilitaram as negociações, e o atacante colombiano ficou mais perto de ser anunciado como novo reforço do Flamengo — ao custo, claro, de um aumento da oferta rubro-negra pela compra dos direitos econômicos.

A diretoria rubro-negra não informa quanto nem de que forma se dispôs a pagar pelo atacante. O clube colombiano, segundo informava a imprensa do país, havia definido o preço de US$ 5 milhões (R$ 15,8 milhões), cifra da qual o Flamengo deve ter ao menos se aproximado para evoluir na negociação após duas recusas iniciais do Nacional.

Maior carência rubro-negra

Caso o provável desfecho positivo se confirme, terá pesado também a vontade do atacante. Além de já ter acertado as bases contratuais com o rubro-negro, Berrío manifestou seu desejo de se transferir aos dirigentes colombianos. Prestes a completar 26 anos (no dia 14 de fevereiro), ele é um atacante de bom porte físico (1,82m), passadas largas e velocidade, acostumado a atuar pelos lados do campo, preferencialmente pelo lado direito, embora já tenha atuado ocasionalmente no comando do ataque. Um biotipo que lembra o de Marcelo Cirino, contratado há duas temporadas para ser a solução para a posição, mas que decepcionou.

Revelado pelo Atletico Nacional em 2009, e com passagens por empréstimos por Milionarios e Patriotas, Berrío tem números pouco expressivos para um atacante: 41gols em 222 partidas oficiais pelas três camisas que defendeu, segundo o site Soccerway, especializado em estatísticas de jogadores. Uma média de um gol a cada 5,4 partidas, mas que melhora bastante quando se considerada apenas a temporada de 2016: foram 54 jogos e 17 gols, precisamente um a cada três partidas.

Excetuando-se a temporada passada, a média de gols de Berrío era de um a cada sete jogos (24 em 168 participações). Em favor de Berrío, vale lembrar que 30% de suas partidas por Nacional, Milionarios e Patriotas foram entrando no decorrer do jogo, como suplente, o que influi na estatística.

Na campanha do título da Libertadores do ano passado, ele foi titular apenas em cinco das 12 partidas, mas foi o autor do gol mais lembrado da competição, marcado nos acréscimos do segundo tempo contra o Rosario Central (ARG), que valeu a vaga na semifinal.

No meio do ano, o Nacional vendeu alguns jogadores ofensivos importantes, como Ibarbo, Copete e Marlos Moreno, e Berrío virou titular absoluto no segundo semestre. Ele foi destaque na campanha do Nacional até a final da Copa Sul-Americana, que seria disputada contra a Chapecoense.

Agora, é a aposta da diretoria rubro-negra para resolver aquela que é considerada a maior carência do time dirigido por Zé Ricardo, a de um atacante de velocidade. Se tudo correr como os dirigentes esperam, a ideia é que a compra seja concluída logo e que Berrío já tenha tempo de treino suficiente para estar pronto para a estreia na Libertadores, contra o San Lorenzo, em 8 de março.


Seja o primeiro a comentar

    Fonte: http://oglobo.globo.com/esportes/flamengo-esta-perto-de-anunciar-atacante-berrio-20827482

    Share this content: