| Futebol

Flamengo inaugura Espaço CUIDAR e celebra parcerias com Comitês Olímpicos Norte-Americano e Britânico

Projeto lançado no fim de 2015 segue evoluindo. Evento no próximo sábado (22) abre espaço físico de atendimento integrado com equipamentos doados por Comitês Olímpicos parceiros

flameng - Flamengo inaugura Espaço CUIDAR e celebra parcerias com Comitês Olímpicos Norte-Americano e Britânico
No próximo sábado (22), às 9h, o Flamengo irá inaugurar o Espaço CUIDAR (Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atletas de Rendimento). O espaço físico de atendimento integrado, que ficará localizado debaixo da arquibancada da nova piscina olímpica do clube, surge para alavancar ainda mais o projeto de sucesso que leva o mesmo nome, e que foi lançado em dezembro de 2015 com o objetivo principal de aprimorar a interdisciplinaridade desportiva, unindo o treinamento de atletas com trabalhos de diversas áreas ligadas à ciência do esporte que, atuando em conjunto, possam complementar a formação individual de cada um. A ideia é que, além de capacitar atletas, extraindo sempre o seu máximo, o projeto também desenvolva os profissionais envolvidos na lapidação de novos talentos, padronizando as metodologias e tendo sempre como meta o planejamento a médio e longo prazo.

"O maior benefício é para os atletas, que são o centro de tudo. Costumo sempre citar seis áreas: preparação física, técnica, tática, desenvolvimento intelectual, educacional e emocional. Tudo isso representa a ciência e tecnologia, ou simplesmente o conhecimento, que vai formar o atleta de alto rendimento. Hoje, não se pode mais dissociar esses fatores do rendimento", disse o Diretor Executivo de Esportes Olímpicos Marcelo Vido, que complementou: "Quando se fala em ciência do esporte temos que estar baseados em ciência, mas também precisamos estar na piscina, na quadra, no campo... enfim, tudo isso tem que chegar ao atleta. E todas as comissões técnicas precisam estar muito conectadas a este projeto. Ou seja, o trabalho precisa estar integrado com o técnico, com o preparador físico, com o fisioterapeuta, sempre como algo padronizado. Como os Estados Unidos chegaram ao ápice? Estão sempre investindo em tecnologia e novas informações", completou Marcelo Vido.
 
Além da inauguração do centro de atendimento, outra grande novidade do projeto CUIDAR em 2016 foi a rentável parceria com o Comitê Olímpico Norte-Americano (USOC) e o Associação Olímpica Britânico (BOA), que colaboraram com a doação de R$800 mil em mais de 130 equipamentos de última geração. Também está programado para 2017 um importante intercâmbio profissional, que levará 25 colaboradores das áreas multidisciplinar, técnica, de gestão, e de planejamento esportivo do Flamengo a Colorado Springs e Londres, para o aprendizado e entendimento de diferentes metodologias e a obtenção de novos conhecimentos técnicos, práticos e teóricos.

"Esse é um projeto pioneiro no Rio de Janeiro. Ele teve origem no ganho de infraestrutura que começou a ser implementada há quase quatro anos, quando a nova gestão assumiu o clube, e não há dúvidas que as parcerias com os Comitês Olímpicos Britânico e Norte-Americano, que irão se manter por muitos anos, só vieram para somar e nos ajudar a evoluir cada vez mais. O CUIDAR tem como metodologia padronizar e normatizar os processos, procedimentos e protocolos desde as categorias de base, além de avaliar e identificar e realmente acompanhar jovens talentos com potencial para o alto rendimento. Nossa principal diretriz é formar atletas, começando desde a escola base de esportes, aonde o aluno inicia o desenvolvimento de sua coordenação voltada para o esporte e trabalha todas as suas capacidades motoras, e manter uma padronização durante toda a sua formação como atleta, para que ele chegue o mais pronto possível ao alto rendimento. É um trabalho voltado para o médio e longo prazo, e o Flamengo, mais uma vez, está saindo na frente nesse sentido", disse Izabel Miranda, Gerente de Ciências Esportivas do Flamengo e Coordenadora do Projeto CUIDAR.

"Com o surgimento do Projeto Cuidar e sua evolução em 2016, o Flamengo quer buscar, mais do que nunca, a excelência em todas as áreas. Ou seja, estar no topo de tudo, que nada mais é do que o lugar no qual o clube sempre deve estar", finalizou o Vice-Presidente de Esportes Olímpicos Alexandre Póvoa.

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/24329/flamengo-inaugura-espaco-cuidar-e-celebra-parcerias-com-comites-olimpicos-norte-americano-e-britanico

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.