Flamengo joga a vida na Sul-Americana contra o Friburguense

A regularidade exibida no Brasileiro não é a única marca do Flamengo na temporada. O time, que enfrenta o Figueirense às 21h45m desta quarta-feira, pela Sul-Americana, notabilizou-se também por quedas em mata-mata – foram três: Estadual, Liga Sul-Minas-Rio e Copa do Brasil. Para evitar a quarta eliminacão, a equipe precisa vencer por pelo menos 2 a 0 ou 3 a 1, já que perdeu o jogo de ida por 4 a 2 em Santa Catarina.

A receita será colocar em campo o time que vem brilhando no Brasileiro, liderado por Diego e com Leandro Damião no lugar de Guerrero, convocado para a seleção peruana. E acrescentar ainda mais peças no ataque.

– A gente deve ter algumas substituições. Podemos ser mais ofensivos – anunciou o técnico Zé Ricardo, que garantiu um padrão de jogo semelhante ao que se tem visto no Brasileiro.

As palavras para o sucesso, na avaliação do treinador, são intensidade e inteligência. Para isso, há chance de escalar apenas um volante – Márcio Araújo. O meio-campo esboçado no treino deve se repetir durante a partida, com o acréscimo de Mancuello no lugar de Arão, além de Diego, Everton, Gabriel e Damião na frente.

– Começaremos com resultado adverso, por isso precisamos ser intensos e inteligentes para buscar o placar de forma equilibrada – ressaltou o técnico, que relacionou Sheik para a partida.

A utilização da força máxima virou a única saída. Sem jogo no fim de semana, o clube não vai poupar ninguém. Das eliminações ao longo do ano, a da Copa do Brasil para o Fortaleza, com força máxima, foi a mais dolorida. A Sul-Americana veio como prêmio de consolação. Mas os valores pagos atraem a direção mesmo que o time se equilibre entre viagens longas no Brasileiro.

– Vamos colocar o que temos de melhor – disse Zé.

Gangorra no ataque rubro-negro

Leandro Damião foi uma contratação de oportunidade do Flamengo. Mas é o centroavante que tem, a partir de hoje, a chance de ouro para provar que ainda pode ser um dos melhores na posição. Com a ida de Guerrero para a seleção peruana, Damião é a esperança de gols da equipe rubro-negra contra o Figueirense. Fora da primeira partida pela Sul-Americana, o camisa 18 tem condições de jogo e deve começar como titular, mesmo que não fique até o fim por questões físicas. O técnico Zé Ricardo testemunhou o crescimento do jogador desde que foi apresentado, desacreditado:

– Ele chegou e se mostrou muito a fim de reconquistar seu espaço. Tem se mostrado interessado e com vontade de melhorar a parte física.

Autor de dois gols com a camisa do Flamengo, um deles na última vitória, sobre a Chapecoense, Damião veio como opção para a reserva de Guerrero. O peruano, porém, não consegue uma sequência de boas atuações e já tem a condição de titular questionada. Se a dupla não atuar junta, Guerrero já tem uma sombra capaz de interromper sua soberania.

– Guerrero com Damião depende de trabalho, posicionamento. Não é toque de mágica que vai acontecer – ressaltou o treinador.

Uns chegam e se afirmam, outros estão com dias contados no Flamengo. Com novas opções ofensivas como Diego e Damião, o veterano Emerson Sheik ganhou sua última oportunidade de provar alguma utilidade no elenco hoje, contra o Figueirense. O jogador de 37 anos voltou a ser relacionado depois de dois meses. Em processo de recuperação de sucessivos problemas físicos, Sheik virou alvo do mercado brasileiro – o Flamengo recebeu sondagens de Atlético-PR e Internacional, mas o jogador, com contrato até dezembro, não tem saída confirmada.

A condição de titular perdida fez do atacante um mero paciente do Centro de Excelência em Performance. A utilidade como liderança é vista como a única forma de ajudar nesta reta final, mas o comprometimento já não é o mesmo de outros tempos. A única baixa no momento é Ederson, preparando-se para o restante do Brasileiro.

Fonte: http://extra.globo.com/esporte/flamengo/flamengo-joga-vida-na-sul-americana-contra-friburguense-20022842.html

Share this content: