Flamengo no caminho do sucesso!

Caros Rubro Negros,

Nada como o sorriso da deusa alada da vitória para mudar o estado de espirito da Nação Rubro Negra. Torcida feliz, classificação para a final da Copa do Brasil, aquele básico bullying estadual com um time médio do estado… Mesmo que as maiores aspirações do Flamengo no ano tenham sido frustradas, podemos dizer que, novamente, vivemos um momento de ascensão e otimismo dentre os membros da mais bem vestida torcida do Brasil. E esse me parece um bom momento para conversar sobre conceitos que devem ser reforçados e jamais contestados, em prol de um futuro brilhante para o Fla. Sim, mais uma vez vamos conversar sobre finanças e gestão como caminho para o sucesso do Fla.

Uma das características mais notórias de nossa apaixonada torcida certamente é sua bipolaridade. Do céu ao inferno em poucos dias. De “rumo a Dubai” à “G-16” por parcas razões. Dito isso, em momentos de dificuldade, de resultados ruins e de expectativas frustradas é bem comum que alguns contestem, ainda que de forma inocente, essa forma de gestão atualmente aplicada no Flamengo. Coisas como “itauzão não importa, eu quero títulos” ou “time tal ta quebrado e ta ganhando mais que a gente” são bem comuns nesses momentos. Eu falei sobre isso em um desses momentos próximos a “G-16” e quero reforçar isso agora em um momento mais próximo de “rumo a Dubai”. Ainda me impressiona que, em pleno 2017 haja torcedores que ainda contestam o trabalho extra campo feito no Flamengo atualmente como o caminho do sucesso do time a médio e longo prazo. Mesmo considerando a emoção envolvida nisso e a frustração que possa estar por trás desse tipo de crítica considero algo injustificável. É muita falta falta de visão.

De forma mais clara: Vejamos o exemplo do gol da classificação para a final da Copa do Brasil 2017: Passe de Rodinei ( contratado ao fim de 2015 junto a Ponte, mas cobiçado por outros clubes ), um drible desconcertante de Berrío ( trazido agora em 2017 do Altético Nacional por cerca de 11 milhões de reais ) e arremate de Diego ( jogador de talento já reconhecido , chegou a o Fla em 2016 e isso só se concretizou por conta da condição do Rubro Negro carioca de arcar com os gastos de um jogador desse nível). Golaço!!! Notem que, mesmo em um momento de instabilidade, com troca de comando e o time vindo de resultados ruins, conseguimos ganhar dos nossos pseudo-rivais justamente por termos um elenco de mais qualidade. E é inegável que a montagem e continua melhoria desse elenco se deve ao trabalho de saneamento e gestão feito no Fla desde 2013.

É claro que não existe uma “receita de bolo” para ganhar todos os títulos disputados quando se trata de futebol. Tropeços acontecerão. O imponderável está sempre a espreita nesse esporte e, no fim das contas, é isso que o torna apaixonante. Contudo, o ideal é que se trabalhe com certos parâmetros e conceitos para diminuir a ação desse imponderável.

É verdade também que o Mais Querido ainda não ganhou nenhum título relevante fruto dessa política recém implantada, que nos tirou o rótulo de “Flalido“, de “finjo que jogo e eles fingem que pagam” para “modelo de gestão e organização” e “um dos melhores elencos do país”. Todavia, vale lembrar que, sob uma análise mais racional, estamos apenas no ano 1 no que se refere a isso. Certamente é preciso admitir que expectativas ( muito altas, por sinal ) foram frustradas. Que erros foram cometidos. Ajustes precisam ser feitos. Mas, em hipótese alguma, em momento algum devemos contestar esse trabalho de organização na gestão do Fla. E não devemos associar isso de forma alguma a um ou dois passos que sejam dados fora das nossas enormes expectativas de títulos, glórias e alegrias. Temos que ter sempre em mente que esse “saneamento administrativo”, além de estar ainda em curso, é algo prioritário e de “uso contínuo”. Não pode ser relegado a segundo plano em momento algum. É algo inegociável. Tenho absoluta convicção que esse é o caminho do sucesso para o Flamengo nos anos vindouros! Quem viver, verá!

Opine, elogie, critique…Participe!!E se você ainda não é Sócio Torcedor…faça o seu imediatamente!!!O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!

Pixotada: Maracanã. Proponho um minuto de silêncio em nome do falecimento do Maracanã. Um estádio que tem capacidade máxima de mais de 75 mil pessoas e pode receber menos de 55 mil como “carga máxima” de ingressos. Uma lástima para o futebol. Uma lástima para esse que já foi o templo do futebol. Triste.

Pixotada: CBF.É um absurdo completo um torneio terminar em Setembro, a janela de transferências se abrir em Junho e as inscrições para o torneio se encerrarem em Abril. Parabéns a todos os envolvidos!!!

Cumpriu Tabela: Gozação institucional.Eu sei que a galera gosta. Que existe uma rivalidade ai de décadas e tal. Mas, além dos ânimos entre as instituições estarem mais acirradas do que deveriam, a grande verdade é que precisamos nos desvencilhar dessas rivalidades que são ecos de um passado distante, onde os nossos “coirmãos” eram adversários dignos, como já falei em outra coluna. Hoje, sinceramente, o patamar e os objetivos são completamente diferentes. Nossa relação com eles tem que ser a de um peixe como uma minhoca. A minhoca detesta o peixe. Já o peixe se alimenta da minhoca por mero instinto, sem ali nutrir nenhum tipo de sentimento negativo pelo pobre anelídeo. A verdade é que precisamos expandir nossos horizontes. E, com essas âncoras, sempre trabalhando muito mais para nos prejudicar do que para o próprio crescimento, como já vimos em outras ocasiões, fica muito mais difícil.

Golaço: Guerrero.Com o perdão do trocadilho, foi um autêntico guerreiro. Jogou no sacrifício e teve uma grande atuação jogando contra um adversário que se dedica apenas a destruir e ver o que acontece por uma bola… parabéns Guerrero!

Pensamento do dia: Eu já vi drible da vaca. Eu já vi drible da vaca de letra. Agora… drible da vaca de letra e jogando a bola na perpendicular da direção da corrida… eu não me lembro de ter visto isso. Sensacional!!!! Ainda estou boquiaberto.

Seção Gato Mestre: Flamengo 2×1 Atlético Pr. Um flamengo em franca ascensão, jogando em casa. Se ainda não apresenta grandes mudanças táticas, certamente demonstra detalhes fundamentais sendo acertados, confiança mais em dia e, principalmente, paz para trabalhar.

Luiz Henrique Amorim
[email protected]

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/08/flamengo-no-caminho-do-sucesso/

Share this content: