Flamengo: O melhor ainda está por vir

Caros Rubro Negros,

Acabou o ano futebolístico de 2016 para o Flamengo. Esse é o momento no qual devemos fazer uma profunda análise minimamente desprovida da emoção de torcedor e de qualquer tipo de partidarismo impertinente e avaliar o que foi bom, o que precisa melhorar e qual a percepção de futuro do Flamengo.

É fato que tivemos sim muitas dificuldades nesse ano. Erros foram cometidos no planejamento do futebol. Basta lembrar que terminamos o campeonato nacional com uma dupla de zaga titular que sequer eram jogadores do Flamengo no início da torneio. Outro ponto a ser considerado são os nossos pontas, cujo a quantidade sobrepujou em muito a qualidade. Também devemos citar a falta de um estádio para jogar no RJ e como isso foi decisivo para a condição física do elenco no fim da temporada e consequentemente para a queda de rendimento e para resultados não tão bons que vimos por agora. Mesmo considerando a questão olímpica, a briga com a FERJ, a derrocada do consórcio que administra o Maracanã e ainda levando em conta tudo que está em jogo e a posição que foi firmada mostrando que é possível sim jogarmos fora do RJ caso a relação com o Maracanã continue a ser predatória aos interesses do Fla… mesmo assim a sensação é que em algum ponto o planejamento nesse sentido poderia ter sido mais interessante ao interesse esportivo do Fla.

Isso sem contar os acertos da diretoria que acabaram por se tornar reveses, com a contratação de Muricy Ramalho, que veio com todo o peso da sua figura para tornar o Flamengo um time mais competitivo e aguerrido e ao fim de sua passagem abreviada por uma condição de saúde o que tínhamos era um bando em campo, com o qual tivemos a desilusão que foi a eliminação para o Fortaleza e colhemos derrotas para outros times de divisões inferiores do nosso futebol.

Contudo boas coisas também aconteceram nesse ano de 2016. Fizemos nosso melhor campeonato brasileiro em muito tempo. O técnico Zé Ricardo, entre erros e acertos, se mostrou capaz mesmo tendo sido colocado na verdade em uma situação dificílima. O elenco, mesmo ainda precisando de alguns reforços, vem ficando mais forte ano após ano. Conseguimos uma contratação de muito peso que foi o Diego. Tivemos pouquíssimas lesões mesmo em um ano com tantas viagens. Estamos na Libertadores e vejo o Flamengo em boas condições de brigar pelo título da competição. Sem medo de errar esse é o melhor ano do Flamengo em termos de perspectivas faz tempo. Melhor que 2009 inclusive. Hoje temos um bom elenco, com uma estrutura há muito desejada, finanças bem equacionadas e possibilidade de reforços pontuais de qualidade.

Penso que 2016 foi o último daqueles anos “de passagem” no qual pagamos um altíssimo custo por conta dos muitos anos de descaso e incompetência pelos quais o Fla foi exposto. Hoje estamos em uma boa condição em termos gerais, sendo de fato rivalizados apenas pelo Mecenato instaurado na turma de verde lá de SP. A depender do bom planejamento do futebol acredito em um 2017 melhor ainda que 2016 e que a torcida Rubro Negra será testemunha de uma nova era de muita prosperidade e glórias no Mais Querido. Quem viver, verá!!

Nota 10 : CT George Helal. Finalmente o Flamengo tem uma estrutura de treinamento digna de sua grandeza. Ainda falta o módulo da base mas já é algo a ser comemorado e que certamente nos ajudará muito. Parabéns a todos os envolvidos!!!

Nota 0: Árbitro de vídeo. Ao invés de testar a novidade em campeonatos de menor porte com o intuito de aperfeiçoar a solução resolveram se valer dela logo em um jogo válido pelo Mundial. Resultado: Polêmica. Lamentável…

Saudações Rubro Negras!!!

Luiz Henrique Amorim

[email protected]

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/12/flamengo-o-melhor-ainda-esta-por-vir/

Share this content: