| Futebol

Flamengo otimiza consumo de água

Novo trabalho ajuda na economia de água em tempos de debate sobre sustentabilidade

Em novembro de 2014, o Fla-Gávea fechou contrato com a GL Consultoria e Saneamento para reduzir despesas e aprimorar o consumo de água no clube. Desde então, o processo passou por três estágios: diagnóstico, cronograma de atividades e medição de resultados/treinamento de funcionários.
 
Feliz com os resultados até agora - em alguns meses houve 50% de economia - o diretor executivo do Fla-Gávea, Miguel Fernandez, comentou sobre a decisão de contratar uma empresa para gerenciar os gastos com água no clube. "O recurso hídrico está cada dia mais escasso e valorizado. Diante disso, estávamos tentando encontrar formas mais rigorosas de controle. Assim, fomos ao mercado buscar alguma empresa especializada neste assunto e a GL Saneamentos atendeu nossas expectativas. Ela nos presta consultoria em treinamento dos funcionários, efetua controle diário do consumo, vai em busca de possíveis vazamentos e controla a vazão de água pelas torneiras com temporizador, instaladas pela própria GL. Os resultados realmente muito bons", contou.
 
Comparando o primeiro quadrimestre de 2014 (janeiro a abril) com o mesmo período este ano, o clube obteve uma economia de aproximadamente 50% em seu consumo médio mensal de água. Em valores em Reais, a redução entre os quadrimestres foi de aproximadamente R$ 179.000. A partir do trabalho da GL Consultoria e Saneamento, o clube implementou mudanças simples mas importantes como:   
 
- Troca de todas as torneiras dos clubes por torneiras com temporizadores
 
- Instalação de reguladores de vazão e arejadores nos chuveiros
 
- Mapeamento e correção de vazamentos nas piscinas e caixas d`água.
 
Os custos com implantação e manutenção dos equipamentos instalados assim como as próprias torneiras com temporizador, são da consultoria. Os aparelhos para economia passam a fazer parte do ativo do Clube de Regatas do Flamengo, mesmo após o término do contrato com a empresa. De acordo com a GL Consultoria, a tendência é que essa avaliação ainda melhore nos próximos meses. Todo processo visa melhorar a Sede da Gávea e manter um consumo sustentável de sócios e funcionários.


Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/21277/flamengo-otimiza-consumo-de-agua

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.