A Conmebol divulgou nesta segunda-feira o registro de reunião entre dirigentes de Flamengo, Palmeiras e CBF para tratar de questões relativas à final da Libertadores. Marcada para o dia 27 de novembro, no Estádio Nacional, em Montevidéu (Uruguai). Segundo Luiz Eduardo Baptista, o Bap, vice-presidente de relações externas do Flamengo, foi liberada a presença de 75% de público para a decisão.

“Boa notícia: em relação à final da Libertadores no dia 27/11, as autoridades uruguaias decidiram pela ampliação da presença de público permitida no estádio para 75%”, escreveu o dirigente, em seu perfil no Twitter. A Conmebol ainda não confirmou oficialmente a informação.

Além de Bap, estiveram presentes no encontro Rodolfo Landim e Maurício Galiotte, presidentes de Flamengo e Palmeiras, respectivamente, bem como o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues e o mandatário da Conmebol, Alejandro Domínguez. Fernando Sarney, vice-presidente da CBF, e Reinaldo Carneiro, presidente da Federação Paulista, também compareceram.

Segundo a Conmebol, o objetivo do encontro foi “analisar questões vinculadas ao âmbito opertativo, logístico e de segurança” para a final, bem como aspectos administrativos.

Na última terça-feira, a confederação divulgou o esquema de venda de ingressos para a partida. Vinte mil ingressos serão postos à venda, de três formas. Cada clube comercializará diretamente sua carga de entradas para seus torcedores. E haverá também uma zona neutra, cujos bilhetes serão vendidos pela Conmebol. Uma parte dos ingressos também será disponibilizada a operadoras de turismo que são parceiras da entidade.

Com 50% da capacidade do Nacional liberada para a partida, havia a expectativa de que a autorização pudesse se estender, de fato, aos 75%.

Reuniões de segurança no Rio e em São Paulo

A Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil e a Polícia Militar do Rio se reuniram com torcedores de torcidas organizadas do Flamengo na sexta-feira, na sede do clube, na Gávea, para orientações de segurança sobre a viagem ao Uruguai para a final da Libertadores.

A principal recomendação repassada aos torcedores é a de que quem não tiver ingresso não poderá sequer embarcar nos ônibus das caravanas que sairão do Rio de Janeiro para Montevidéu. A fiscalização será feita pela PM no ato do embarque. A norma também vale para torcedores do Palmeiras que irão à capital Uruguai saindo de São Paulo. Os comboios serão monitorados pela PRF

As polícias civil e militar, por sua vez, indicaram que os torcedores com “ficha suja”, ou seja, com impeditivos de entrar nos estádios no Brasil, já estão em uma lista enviada às autoridades uruguaias pelas federações Fluminense e Paulista para que não sejam autorizados a entrar no país.

O mesmo tipo de reunião aconteceu em São Paulo com torcedores do Palmeiras. As polícias dos estados estão em contato para conseguirem organizar um cronograma para a saída das caravanas de cada estado. No entanto, eles ainda aguardam respostas sobre a quantidade de ônibus que irão compor as comitivas de torcedores.