O Flamengo não pretende deixar barato o que considera dois erros de arbitragem decisivos no empate com o Cuiabá: o gol anulado de Michael e um pênalti não marcado sobre o atacante Vitinho.

Em função disso, a diretoria enviará um ofício à CBF em que demonstra os erros do árbitro na partida e requer o áudio do VAR para entender os critérios do juiz Flavio Rodrigues de Souza.

“Jogamos abaixo do esperado mesmo. Dito isso,estamos vendo os impactos deste calendário, da não paralisação dos campeonatos locais.1 gol mal anulado e 1 pênalti não marcado. Os especialistas foram unânimes. Este mesmo árbitro marcou pênalti idêntico no jogo Flu x Atletico MG”, afirmou o vice de relações externas, Luiz Eduardo Baptista, mais cedo, nas redes sociais.

Além disso, o vice de futebol Marcos Braz foi à entidade para conversar sobre o assunto nesta segunda-feira, e entender também os planos para a convocação da seleção em novembro.

Ao final da partida no Maracanã, o técnico Renato Gaúcho reclamou com a arbitragem em campo e na entrevista coletiva. Segundo especialistas, o gol de Michael é legal pois o impedimento de Matheuzinho, assinalado, é anulado após o toque do zagueiro do Cuiabá. No pênalti alegado sobre Vitinho, no segundo tempo, o atacante leva uma cotovelada, mas o árbitro de vídeo não revisa o lance.

– Então, eu deixo para os especialistas mostrarem o lance e comentarem da cotovelada que o Vitinho tomou no jogo. Se é um lance fora da área ou no meio de campo, o jogador é expulso. Eu já vi vários jogos, e com uma cotovelada dessa, por menos, o jogador é expulso. E tem que ser expulso, inclusive meu jogadores se derem uma cotovelada dessa. Aí eu pergunto: por que o árbitro não foi chamado para revisar o lance? Eu quero que os especialistas me digam se isso é falta ou não. Se é no meio de campo, é expulsão. Quer dizer, então, que se for dentro da área, eu não vou dar o pênalti? Eu não vou chamar o árbitro? Estou cansado de bater nessa tese de que o VAR apita o jogo. Uma cotovelada é involuntária? Pode até ser sido sem querer, mas sem querer é falta. Não estou chorando, é para o bem do futebol. O VAR tem que parar de apitar o jogo – disse Renato.