Flamengo tem 41% de chances de ser campeão brasileiro

Vinte e sete rodadas já foram disputadas, e faltam 11 ainda para o fim, mas matemáticos já começam a calcular as chances de sucesso – e fracasso – de cada time no Campeonato Brasileiro. A disputa na parte de cima segue emocionante e ponto a ponto entre Palmeiras e Flamengo, com o Atlético-MG correndo um pouco por fora.

TABELA: Jogos e classificação da Serie A do Brasileiro

Após os resultados do fim de semana, em que os três venceram seus jogos, o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, aponta o Palmeiras com 49% de chances de ser o campeão brasileiro. O Flamengo vem logo atrás, com 41%. O time mineiro tem 7% de chances, o Santos tem 2% e o Fluminense, que bateu o Corinthians com um gol no fim, ainda sonha, com 1% de possibilidades.

Se as chances de título são bem remotas, o tricolor ao menos aumentou suas possibilidades de conseguir uma vaga na Libertadores, que agora estão em 29% – a vitória no Itaquerão deixou o Flu a dois pontos do G-4.

Palmeiras, com 98%, e Flamengo, com 97%, já estão com a mão na vaga. Atlético-MG, com 80%, e Santos, com 55%, também aparecem bem posicionados na briga, mas até o Botafogo, 10º colocado e a sete pontos do G-4, ainda sonha com a Libertadores de 2017. O alvinegro tem 3% de chances de ir à competição sul-americano, de acordo com o Infobola.

O Botafogo, porém, não pode se descuidar totalmente da parte de baixo da tabela. Oito pontos acima do Z-4, o time treinado por Jair Ventura tem ainda 1% de chances de cair para a Série B. Algoz do alvinegro no fim de semana, o América-MG continua em situação desesperadora, com 99% de chance de rebaixamento. O Santa Cruz aparece com 94%.

Dois clubes grandes, que nunca foram rebaixados, estão em situação difícil. O Internacional, que chegou à sua quarta derrota seguida ao perder para o Atlético-MG no domingo, tem 70% de chances de cair, enquanto o Cruzeiro, que perdeu de virada para o Flamengo, tem 34%. Mesmo com um ponto a mais que o time mineiro, o Figueirense ainda aparece com mais chances de ser rebaixado: 41%.

Fonte: http://oglobo.globo.com/esportes/flamengo-tem-41-de-chances-de-ser-campeao-brasileiro-20178333

Share this content: