Flamengo (Transparência) x FERJ (Obscuridade)

Cada dia que passa se torna mais evidente o papel de liderança do Flamengo no cenário politico do futebol. Logicamente essa mudança de mentalidade administrativa com o famoso plano de austeridade proposto pelo Bandeira de Melo traria frutos, entretanto, ninguém imaginava que seria tão rápido. Em pouco tempo de gestão dos Blues o Flamengo conseguiu equacionar sua divida e hoje se aproxima do seu potencial, algo tão temido por todos os adversários.

Essa nova fase que o clube atravessa, passa pela clareza de suas ações e a captação de recursos pouco explorados. Nessa caminhada o Flamengo esta tendo embates importantes com varias esferas do futebol nacional, as quais com uma mentalidade retrograda e mesquinha retardam a melhoria dos campeonatos e agenda dos clubes.

Neste quesito é valido destacar a FERJ como vilã no processo de evolução do futebol carioca, não é por acaso que o outrora charmoso “Campeonato Carioca” se tornou um tornei pouco atraente e o clubes da sua base vem amargando péssimos resultados no cenário nacional. Haja vista, os sucessivos rebaixamentos de Fluminense, Botafogo e Vasco situações que mancham suas respectivas historias.

A próxima edição do Campeonato Carioca ameaça ser mais um grande fiasco, sem a participação do Flamengo na grade televisiva. A guerra vivida entre o clube e a federação terá mais um capitulo.

De um lado, o Flamengo que luta por um futebol mais transparente, onde as contas estejam claras e os clubes tomem o que lhe é de direito “O papel de destaque, como fontes do espetáculo”. Do outro, a Federação com sua forma obscura de conduzir os caminhos do futebol, com alegações minimante estranhas para justificar suas ações, bancando de defensora dos pequenos e utilizando-se desse argumento para lucrar cada vez mais.

Eu, humildemente pergunto e deixo meus questionamentos para reflexão: Nesses tantos anos de dominação da federação com suas politicas qual clube dito pequeno mereceu destaque? Qual tem figurado com ótimas campanhas no cenário carioca e nacional? Cadê o Bangu e o América?

Amigos o que vemos na verdade são os grandes se apequenando com tantas campanhas pífias e um pensamento retrogrado de quem na verdade deveria zelar pelo futebol carioca.

Bandeira agora diz não a tirania e incompetência, impõe exigências para a assinatura do contrato de TV e coloca o Carioca de 2017 em cheque. Os flamenguistas e amantes do futebol estão com você presidente Bandeira, não tenho duvida que ações como estas poderão estimular mudanças profundas no nosso futebol, onde os cartolas e federações se acham “os donos da bola” e mais importantes que os atores do espetáculo.

Exigências do Bandeira:

  • receber diretamente (sem que o dinheiro passe pela Federação);
  • que o contrato esteja vinculado a regras de transparência, como saber quanto a FERJ empresta de dinheiro aos clubes e as condições desses empréstimos;
  • que a FERJ diminua de 10% para 5% a taxa nos jogos;
  • que a entidade seja impedida de interferir em preço de ingressos;
  • que o decidido nos arbitrais não possam mudar contratos assinados;
  • que os clubes possam explorar a publicidade nos estádios;
  • e que o valor pago aos clubes seja maior que o recebido pela federação;

Mauricio Dias

Deixe suas sugestões, criticas e comentários.

Obs: Assistam no link a resenha sobre esse tema, onde nossa equipe discutiu toda a situação envolvendo o Carioca de 2017.

www.youtube.com/watch?v=DFtwfjfmgwY

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/08/flamengo-transparencia-x-ferj-obscuridade/

Share this content: