Flamengo vai bem e Vasco mal em jogos contra times da Série A este ano

Falta pouco. Depois de quase quatro meses de disputa dos Estaduais, além de Libertadores, Copa Sul-Americana, Primeira Liga e torneios regionais, o Campeonato Brasileiro dá o pontapé inicial amanhã. Se vão se enfrentar agora por 38 rodadas até o fim do ano, os times da Série A já tiveram encontros esporádicos no começo do ano.

Ao todo, 63 confrontos entre times da primeira divisão aconteceram em 2017. Pouco, diante dos 380 jogos que vão acontecer até o fim do ano, mas o suficiente para um levantamento que mostra quem está indo bem até aqui. As notícias são boas para os rubro-negros e péssimas para os vascaínos.

Com apenas uma derrota em 13 partidas, o Flamengo não é só o time que mais jogou como o que tem melhor aproveitamento entre os clubes da Série A: 66,%, empatado com Corinthians e Cruzeiro, que jogaram menos. Apenas os três times e o Vitória venceram mais jogos do que perderam contra clubes da Série A.

Aproveitamento dos clubes

Confronto entre os times da Série A em 2017

Em todos os jogos deste ano

Aproveitamento dos clubes

Confronto entre os times da Série A em 2017

*Grêmio, Sport e Atlético-GO fizeram só um jogo contra clubes da Série A e não entram no levantamento

Em todos os jogos deste ano

O Vasco, por outro lado, só venceu uma vez em dez partidas, e tem 23,3% do aproveitamento, pior apenas do que o Santos (20%). Grêmio, Sport e Atlético-GO não entraram no levantamento porque só jogaram uma vez contra times de primeira divisão.

Enquanto o Flamengo é o clube que mais venceu (sete vezes), o Vasco é, isolado, o que mais perdeu (cinco jogos) entre os 20 clubes. O Corinthians, que jogou dez vezes, e o Atlético-GO, que estreou contra um clube de Série A na quarta, no empate com o Flamengo, são os únicos invictos nessas partidas.

Outros cariocas ocupam lugares intermediários na tabela do levantamento. O Flu é o sexto, na parte de cima da classificação, enquanto o Botafogo é 12º, na parte de baixo, empatado com uma série de times com um terço dos pontos obtidos. Para desempate, o critério usado foi o de número total de jogos realizados.

No desempenho geral, levando em conta todos os jogos de 2017 contra equipes de qualquer divisão e até as de fora do país, todos os quatro clubes cariocas melhoram seu percentual de aproveitamento.

O Flamengo sobe para 71,6%, mas cai para a terceira colocação, atrás do Cruzeiro e do surpreendente Vitória, o melhor time do começo de temporada, com quase 80% de aproveitamento.

Flu e Botafogo seguem ocupando o meio da tabela (10º e 11º, respectivamente), e o Vasco quase triplica seu aproveitamento: de 23,% contra clubes de Série A para 57,7% contra todos os times, ficando na 14ª colocação entre 20 clubes, acima de São Paulo, Grêmio, Avaí, Ponte Preta, Atlético-GO e Atlético-PR.

Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/flamengo-vai-bem-vasco-mal-em-jogos-contra-times-da-serie-este-ano-21329146

Share this content: