Flamengo vence o Grêmio em Brasília e volta ao G4 na estreia de Diego

RIO — A torcida compareceu no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, para ver a estreia de Diego pelo Flamengo, mas quem roubou a cena na primeira etapa foi Leandro Damião. O atacante contratado junto ao Real Bétis, da Espanha, foi o grande destaque individual da vitória rubro-negra, por 2 a 1, sobre o Grêmio, na manhã deste domingo, embora o meia tenha marcado um gol na segunda etapa. O resultado faz a equipe voltar ao G4 do Campeonato Brasileiro na terceira posição, com 37 pontos, dois atrás de Palmeiras, que tem um jogo a menos,e a um do Atlético-MG. O time gaúcho, que iniciou a rodada como vice-líder, despencou para a quinta posição, estacionado em 35 pontos.

O primeiro tempo foi como um treinamento de ataque contra defesa: só o Flamengo buscava o gol. Aos 11 minutos, Leandro Damião recebeu a bola na esquerda e foi à meia-lua busca de jogo, quando enxergou Pará livre pela direita e fez bom passe. O lateral errou a medida do levantamento e fez a bola explodir no travessão de Marcelo Grohe. Três minutos depois, o goleiro voltaria a aparecer bem ao defender falta cobrada por Diego.

Aos 15 minutos, Jorge recebeu bom lançamento pela esquerda, tirou um marcador da jogada e cruzou para Leandro Damião. O atacante, posicionado na altura da marca do pênalti, estava de costas para o gol e tentou armar uma bicicleta, mas não conseguiu finalizar.

PEDALA, DAMIÃO!

A lateral-direita foi a melhor opção de ataque do Flamengo no primeiro tempo. Aos 25, Jorge encontrou espaço para cruzar para Diego. O camisa 35 errou o tempo da bola e bateu atrasado, mas ela sobrou para Leandro Damião, que tentou nova bicicleta. Desta vez, ele acertou em cheio, com a perna esquerda, mas Grohe fez bela defesa no canto esquerdo e evitou o gol.

Dois minutos depois, em cobrança de escanteio, Rafael Vaz sobe para disputar a bola pelo Flamengo, Réver dá sequência ao lance e a bola toca a mão de Geromel. Ela sobra para Leandro Damião encaixar uma bela bicicleta e a bola vai parar no fundo da rede. Grohe ainda tentou buscar no cando direito e nada encontrou, mas o árbitro Raphael Claus já havia marcado pênalti. Damião parte para a cobrança e bate no canto direito, e o goleiro do Grêmio salta para o outro lado: Flamengo 1 a 0.

Aos 43 minutos, o atacante rubro-negro atacou de armador e lançou Everton que, entre dois zagueiros, ganhou a disputa em velocidade e saiu de frente para Marcelo Grohe e tocou no canto esquerdo do goleiro. Veloz, Marcelo Oliveira, quase em cima da linha, tirou a bola que ia garantindo o segundo gol do Flamengo.

GRÊMIO MELHORA
O time gaúcho voltou mais organizado para a segunda etapa. Aos 12 minutos, Leandro Damião foi aplaudido ao deixar o campo com dores e substituído por Felipe Vizeu. Sem o atacante, Diego chamou para si a responsabilidade de ser o protagonista da equipe. Roubou uma bola no meio de campo e lançou Vizeu em velocidade, e ele aciona Pará, que cruza na medida para o meia cabecear para o gol, sem chances para Grohe: Flamengo 2 a0.

A torcida não teve tempo para celebrar a vantagem ampliada: no primeiro ataque do Grêmio após a saída de bola, Réver falha ao afastar o perigo e a bola sobra para Henrique de Almeida tocar de bico na saída de Muralha e descontar para os gaúchos. Diego, de quem se esperava que atuasse apenas um tempo, foi substituído somente aos 34 minutos da etapa final, pelo argentino Mancuello, e também saiu aplaudido. O Grêmio mostrou que não tinha mais forças para reagir e foi só esperar o tempo passar.
O Flamengo volta a campo no próximo domingo, quando enfrenta a Chapecoense, às 16h, na Arena Condá, em Chapecó.

FLAMENGO 2X1 GRÊMIO
Flamengo: Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Cuellar, Márcio Araújo e Diego (Mancuello); Gabriel, Everton e Leandro Damião (Felipe Vizeu). Técnico: Zé Ricardo.
Grêmio: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira (Lincoln), Pedro Geromel, Wallace Reis e Marcelo Oliveira; Maicon, Ramiro e Douglas; Pedro Rocha, Everton (Guilherme) e Miller Bolaños (Henrique Almeida). Técnico: Roger Machado.

Cartões amarelos: Pedro Geromel (Grêmio); Mancuello (Flamengo)

Gols: Leandro Damião (29/1°T) e Diego (24/2°T) – Flamengo; Henrique Almeida (25/2°T) – Grêmio.

Público: 22.552 pagantes

Renda: R$ 1.421.870,00

Juiz: Raphael Claus (SP)

Local: Estádio Mané Garrincha (Brasília)

Fonte: http://oglobo.globo.com/esportes/flamengo-vence-gremio-em-brasilia-volta-ao-g4-na-estreia-de-diego-19966401

Share this content: