Flamengo vence Vasco por 14 pontos e se mantém líder do NBB

No maior clássico do NBB, o chamado “Clássico dos Milhões”, o Flamengo, com destaque para a defesa, venceu o Vasco, neste sábado, por 89 a 75, na Arena Carioca 1, na abertura do segundo turno da competição. O jogo teve torcida única e apenas vascaínos puderam acompanhar a partida.

O Flamengo, que em nenhum momento teve sua vitória ameaçada, é o líder isolado da competição, com 13 vitórias e duas derrotas. Já o Vasco, é o 11º colocado, com cinco triunfos e onze resultados negativos.

O cestinha da partida foi Jackson, do Vasco, com 18 pontos (e seis assistências). Pelo lado do Flamengo, o destaque foi Rhett, com 15 pontos.

O próximo compromisso do rubro-negro será na quinta-feira, às 20h30, contra Campo Mourão, na Arena Carioca 1, e deverá contar com Anderson Varejão. Neste sábado, o novo reforço do Flamengo acompanhou a partida com dirigentes do clube, do lado de fora da quadra. Já o Vasco joga nesta terça-feira, às 20 horas, contra a Liga Sorocabana, em Sorocaba.

Após perder para o Sesi/Franca Basquete, por 100 a 82, o Flamengo iniciou justamente contra o Vasco a grande sequência que mantém até o momento.

A vitória sobre o rival foi a primeira das sete consecutivas até então: Vasco (89 a 81), EC Pinheiros (72 a 68), Mogi das Cruzes/Helbor (77 a 71), LSB/Uniso (82 a 67), Solar Cearense (92 a 75), Universo/Vitória (76 a 68) e Botafogo (107 a 54).

Já o Vasco, vinha de vitória no último jogo contra o Minas Tênis, que havia interrompido uma sequência de três derrotas seguidas.

Neste sábado, o Flamengo dominou o primeiro quarto, soube defender melhor e fez sete pontos de contra-ataque. Já o Vasco teve dificuldade na marcação e deixou o rival abrir 10 pontos (26 a 16).

Mas, o time de André Luiz Barbosa foi buscar o placar logo no início do segundo quarto e diminuiu a diferença para quatro pontos (30 a 26). Ainda com dificuldade na defesa, ora por zona, ora por jogador, o Vasco não manteve o ritmo. Ao contrário, viu o Flamengo abrir ainda mais o placar (49 x 35 e 51 a 37). E o primeiro tempo acabou em 51 a 39, com destaque para Jackson, do Vasco, que fechou este período com 13 pontos.

Na volta ao jogo, o Flamengo teve a sua pior parcial, tendo empatado com o rival no placar, pela primeira vez no jogo (18 a 18 no terceiro quarto). Mas, quando faltava seis minutos para o final da partida, já no último quarto, já tinha vantagem de 15 pontos.

– Cometemos muitos erros. Eles conseguiram muita cesta fácil, muita bandeja, sem contestação, e isso nos custou caro – lamentou Giovannoni.

O técnico do Flamengo, José Neto, que tentou cumprimeintar o treinador do Vasco após o jogo, sem sucesso, confirmou que pode usar Varejão já na próxima partida:

– A expectava é essa. Ele só fez um treino com a gente na última semna e terá mais tempo agora – disse Neto.

Essa vitória marca ainda um empate no chamdo “Clássico dos Milhões”, entre as duas equipes cariocas. É que desde que o Vasco retomou sua equipe profissional de basquete, esse confronto ocorreu nove vezes, incluindo Estadual, torneios preparatórios de pré-temporada e NBB.

Ao todo, o clube de São Januário venceu cinco partidas, uma pelo torneio Super Four 2016 em Fortaleza (CE), por 84 a 80, duas pelo Estadual, uma no NBB CAIXA e uma na Copa Avianca, por 93 a 83. Agora, o rubro-negro igualou o número de triunfos: três pelo NBB e outros dois pelo Campeonato Carioca de 2016.

Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/flamengo-vence-vasco-por-14-pontos-se-mantem-lider-do-nbb-22336663

Share this content: