No fim da fila dentre as opções de Jorge Jesus para o ataque do Flamengo em 2020, Vitinho ressurgiu bem em 45 minutos diante do Independiente Del Valle, nesta quarta-feira, e ganhou pontos para substituir Bruno Henrique nos próximos jogos, caso necessário.

O atacante de 26 anos entrou na vaga de Diego e atuou pelo lado esquerdo do campo, com boas tramas individuais e coletivas e participação no segundo gol rubro-negro. Para a final da Taça Guanabara, neste sábado, pede passagem para entrar no lugar do camisa 27.

ANÁLISE:Flamengo prova do próprio veneno em seu teste mais exigente

Na altitude, Vitinho enfim teve atitude. O camisa 11 não havia sido utilizado por Jorge Jesus nesta temporada, e mostrou que vai buscar seu espaço. Foram quatro tentativas de dribles, com 100% de aproveitamento, segundos dados do Sofascore. E um total de cinco duelos ganhos, com 63% de aproveitamento, prendendo a defesa adversária.

No jogo em Quito, entretanto, foi Pedro que entrou no lugar de Bruno Henrique. Mas para o próximo jogo diante do Bovista o técnico Jorge Jesus já terá Gabigol no comando do ataque. Com isso, pode simplesmente fazer a troca natural de Bruno Henrique por Vitinho.

O jogador tem contrato até 2022 e é um dos mais caros do Flamengo. Vitinho chegou a receber diversas sondagens para deixar o Flamengo, mas a comissão técnica não encontrou quem pagasse pela transferência.

Natural por questões de posicionamento e características, a substituição de Bruno Henrique por Vitinho também precisa obedecer a outros critérios. Vale lembrar que o desgaste depois de cinco jogos sem pré-temporada pode obrigar a outras alterações na equipe para sábado.

Além de Bruno Henrique, que sofreu um trauma na perna direita, o Flamengo não terá Rodrigo Caio, que teve lesão muscular na coxa esquerda, e pode não ter Léo Pereira, que também foi vítima de problema médico semelhante ao companheiro de defesa.

Ainda é preciso considerar o desgaste físico dos demais atletas titulares. O que abriria brecha para a entrada de outros jogadores que aguardam sua vez, inclusive os reforços contratados para 2020, como Pedro Rocha, Michael, Thiago Maia e Pedro.

Na zaga, Gustavo Henrique deve ser mantido e ganhar a companhia de Thuler, caso Léo Pereira não se recupere a tempo. Nas laterais, Filipe Luis e Rafinha são dois veteranos que também inspiram cuidados, e podem ser poupados para a finalíssima da Recopa na quarta-feira que vem, no Maracanã.