| Futebol

Flamengo vive a sua pior largada na era dos pontos corridos do Brasileirão

Campanha atual, com seis derrotas, quatro empates e uma vitória, nem sequer iguala inícios ruins de 2004 e 2005. Time nunca havia sido lanterna após 11 primeiros jogos

Ney Franco Flamengo e Internacional Beira-Rio (Foto: Luiz Munhoz / Agência Estado)Ney Franco esteve em sete dos 11 jogos e ainda não conseguiu vencer (Foto: Luiz Munhoz / Agência Estado)

Além do peso da goleada por 4 a 0 para o Internacional, em Porto Alegre, o Flamengo traz na bagagem sua pior campanha na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. São seis derrotas, quatro empates e uma única vitória, desempenho que é ainda mais fraco que os inícios desastrosos do clube em 2004 e 2005, anos em que lutou até o fim contra o rebaixamento. Além disso, o Fla nunca havia terminado os 11 primeiros jogos na lanterna da competição e jamais havia ficado este mesmo período sem marcar gols fora de casa - o time atual tem o segundo pior ataque da Série A, com sete gols, ao lado de Criciúma e Goiás e à frente apenas do Figueirense.

Em 2004, na segunda edição do torneio por pontos corridos, o Rubro-Negro também começou com um só triunfo, mas empatou cinco, mesmo número de reveses. Na época, era o 22º colocado de 24 participantes e terminou em 17º lugar, livrando-se do Z-4 só na última rodada, com a goleada por 6 a 2 sobre o Cruzeiro, em Volta Redonda. Já em 2005, a campanha começou com duas vitórias, três empates e seis derrotas, aparecendo na 20ª posição entre 22 equipes. Chegou ao fim do campeonato em 15º lugar e só se livrou da degola na penúltima rodada, ao ficar no 0 a 0 com com o Goiás, outra vez em Volta Redonda, e contar com tropeços dos concorrentes.

Em 2007, o início também foi ruim, mas na época o Fla teve vários jogos adiados por conta do fechamento do Maracanã para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Por isso, nas 11 primeiras partidas que disputou naquele ano, somou duas vitórias, três empates e seis derrotas. Mas passou longe do rebaixamento, iniciou uma arrancada no returno e, com a ajuda dos duelos pendentes da tabela, terminou em terceiro lugar e com a vaga na Libertadores.

As últimas campanhas ruins foram em 2010 e 2013, quando o Rubro-Negro teve uma largada bem melhor do que a atual. Há quatro anos, o Fla venceu quatro, empatou outras quatro e perdeu três. Mas no fim do campeonato foi o 14º e só escapou da briga contra o rebaixamento na penúltima rodada, porque na última dois concorrentes diretos, Vitória e Atlético-GO, se enfrentavam. Já no ano passado foram três triunfos, quatro igualdades e quatro reveses nos 11 primeiros jogos. No fim, ocupou a 16ª colocação - foi o primeiro fora do Z-4 após perder quatro pontos por conta da escalação irregular de André Santos na última rodada.

Tabela Flamengo após 11 primeiros jogos (Foto: GloboEsporte.com)

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.