Palmeiras e Flamengo tentam largar na frente em 2021 depois de protagonizarem as maiores conquistas dos dois últimos anos. Favoritos para uma repetida polarização nas disputas no futebol brasileiro e da América do Sul, as equipes se enfrentam na primeira decisão da temporada, a Supercopa, às 11h de hoje, em jogo único no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Não haverá público.

Após os paulistas erguerem a Libertadores e a Copa do Brasil, e os cariocas o Brasileiro, válidos pela temporada 2020, os dois clubes se reforçaram pouco, sob a alegação dos impactos da pandemia, enquanto rivais como Atlético-MG e Grêmio investiram para superá-los. Modestos nos gastos, Flamengo e Palmeiras também disputam a premiação de R$ 5 milhões — R$ 2 milhões para o vice.

Entenda:Jogo em Brasília ressalta relação entre bola e políticos

Atual campeão da Supercopa, o Flamengo vai a campo com a equipe base já conhecida. O único reforço, o zagueiro Bruno Viana, emprestado pelo Braga, é reserva de Willian Arão, que ainda atua improvisado no esquema de Rogério Ceni. O centroavante Pedro, em recuperação de lesão, será desfalque. A tônica do clube este ano é vender jogadores para cumprir o orçamento e renovar com peças importantes como Gerson e Arrascaeta. Não há reforços em vista para o primeiro semestre.

Do lado do Palmeiras, só o volante Danilo Barbosa chegou, mas aprimora a parte física. O clube desistiu de Borré, atacante do River Plate. E busca ainda um centroavante. Luiz Adriano, o titular, é desfalque, com Covid-19, assim como Gabriel Menino, com uma torção. A tendência é o técnico português Abel Ferreira promover o retorno de Patrick de Paula, uma das sensações do time, entre os titulares.

Carioca: Veja como fica a situação do Botafogo após empate com o Volta Redonda

Questão física pesa

Ambos os comandantes já deram declarações em que demonstraram alinhamento às limitações financeiras dos clubes para contratações. Mesmo assim, Ceni e Abel deixaram claro que gostariam de reforçar as equipes como contratações pontuais, escolhidas por eles. Os dois chegaram no meio de uma temporada e não conseguiram planejar os times nem o estilo de jogo em função das peças à disposição.

A final acontece pouco tempo depois do fim do recesso dos jogadores das duas equipes. A situação do Palmeiras é ainda pior do ponto de vista físico. O time, que atuou em 77 partidas na última temporada, se dividiu em dois grupos e recomeçou os trabalhos dia 19 de março. A primeira partida com força máxima foi no meio de semana, no primeiro jogo da Recopa Sul-Americana, contra o Defensa y Justicia, na Argentina.

No caso do Flamengo, a preparação começou dia 15 de março e a estreia dos titulares foi dia 31, diante do Bangu. A equipe rubro-negra ainda atuou em 10 jogos a menos que o Palmeiras ano passado, já que foi eliminada na Libertadores e na Copa do Brasil. Ainda assim, falta ritmo ideal para o time jogar em alta rotação por 90 minutos, como ocorreu em dois jogos do Estadual.

A postura das equipes nas poucas partidas até então indicam favoritismo ao Flamengo em função também da superioridade técnica. Taticamente, o jogo promete ser de domínio rubro-negro, com o Palmeiras esperando o rival para jogar em seu erro, com contra-ataques de velocidade. Em razão da duas defesas serem pontos fortes das equipes, a partida tem tudo para se desenvolver pelas laterais do campo.

O Palmeiras de Abel funciona de forma mais reativa e explora as bolas longas nas costas dos alas. Já o Flamengo, que neste início de temporada se apresentou aos moldes de outro português, Jorge Jesus, adota uma pressão maior sobre a saída de bola e na recuperação da mesma, e promete amassar o Palmeiras em sua defesa para manter-se no ataque, criando com seus quatro meias.

Em razão de todo o cenário, a decisão não deve sacramentar um favorito às principais conquistas de 2021. Mas servirá como motivação ao campeão. A Supercopa se apresenta hoje como um trailer do filme que será a temporada de 2021. Já é possível opinar sobre quais serão os protagonistas, mas seja qual for o resultado, ainda estaremos longe de saber quem ganhou o papel principal.