“Pode levantar a plaquinha” ou “vai te pegar”? Qual lema irá prevalecer no Rio de Janeiro quando o futebol retorna? Sim, porque a volta de Fred ao Fluminense automaticamente reacende uma disputa particular entre atacantes com Gabigol, do Flamengo: a artilharia do ‘Novo Maracanã’. O ídolo tricolor era o dono da marca, mas recentemente foi superado pelo rubro-negro. E agora?

A verdade é que Fred tinha uma grande folga na liderança deste posto. Desde que o Maracanã foi reformado visando a Copa do Mundo do Brasil e reaberto em 2013, o camisa 9 tricolor estava isolado na dianteira. Isso até Gabigol chegar ao Flamengo e, em pouco mais de um ano, superar os seus números.

Artilheiros do ‘Novo Maracanã’

  • Gabigol: 35 gols
  • Fred: 30 gols
  • Henrique Dourado: 23 gols
  • Hernane: 20 gols
  • Alecsandro: 18 gols

Quando Fred deixou o Fluminense, em 2016, ele já tinha os atuais 30 gols marcados (três pela Seleção Brasileira e 27 pelo Fluminense). Gabigol, porém, só havia balançado as redes no estádio em três oportunidades, todas com o Santos. Posteriormente, viria a marcar 32 vezes com o Flamengo, superando a marca no triunfo por 3 a 0 contra o Independiente del Valle, pela Recopa Sul-Americana deste ano.

— Tenho feito marcas expressivas, mas prefiro mesmo é ser campeão. É bom jogar pelo Flamengo, fazer gols e ser campeão — comemorou Gabigol, ao superar Fred.

Não é possível prever quando Fred e Gabigol estarão frente a frente novamente. As inscrições de jogadores para o Campeonato Carioca estão encerradas, mas a Ferj cogita abrir uma brecha para novas adições devido à pandemia. Caso Fred consiga ser incluído, há chance do encontro nas fases finais do torneio. Caso contrário, isso só viria a acontecer no Brasileirão.

— Quatro gols tá bom, se for no Maracanã (risos). Em todas estreias fiz gol. No Fluminense não vai ser diferente, se conseguir um já estou muito feliz. Já estou avisando, vou pra torcida, vou dar abraço, tomar cartão amarelo — disse Fred.

Fred volta ao Fluminense Foto: Reprodução

O que não falta é tempo. Fred retornou ao Fluminense com contrato até julho de 2022. Já Gabigol foi contratado pelo Flamengo com vínculo até o final de 2024. Jogos não faltarão para os dois disputarem o posto.

Em números absolutos, somando o Maracanã antigo e o novo, Zico, com 333 gols marcados, é o maior artilheiro do estádio.