Gangorra rubro-negra: Fla de altos e baixos e chuveirinho abre espaço para Berrío e Vinícius Júnior

As atuações irregulares e os altos e baixos das principais peças do elenco do Flamengo impedem os voos mais altos previstos por Zé Ricardo. A rotina no clube passou a ser exaltar uma parte de um jogo e lamentar por outra. Embora o treinador sustente a ideia de manter uma forma de atuar, na prática o time exibe de novo fragilidades e deficiências, que o fizeram cair para a quinta posição no Brasileiro.

Diego, Éverton Ribeiro e Guerrero, trio que cerca a área dos adversários de forma pouco incisiva, crescem individualmente quando as pontas ganham força e habilidade. Com as entradas de Berrío e Vinícius Júnior, como contra o Corinthians, o Flamengo é mais vertical e finaliza mais. Eis o dilema para Zé Ricardo. Pois a qualidade do trio titular e a importância tática de Everton na ponta esquerda quase congelam a escalação do ataque.

Everton tem sido improvisado na lateral para a entrada dos demais velocistas. Muda-se alas e volantes, que andam mal, em busca de alternativas ofensivas. Mas isso quando o jogo está em "modo" superação e o time corre atrás do placar. Se na defesa, os erros dos últimos jogos saltaram aos olhos, no ataque a dificuldade de penetração é crescente. Não é á toa que o Flamengo é o time que mais alça bola na área no Brasileiro. São mais de cem cruzamentos.

– Quando entrarmos com dedicação, nível de concentração alto, vamos ter voos altos. Mas não adianta ser assim contra o Corinthians e Santos e depois deixar cair. Temos que seguir nesse alto nível – cobrou o zagueiro Réver.

Nesse cenário, o meia Diego aparece como o principal alvo a ser cobrado. A queda de produção coincide com a da equipe. Além do gol perdido diante do Corinthians no único lance que chegou na área para finalizar, o craque não consegue criar situações e não balança as redes há cinco jogos. Segundo artilheiro do time, com dez gols, atrás apenas de Guerrero, Diego chegou a ser poupado contra o Coritiba, mas o problema não é só o desgaste.

Nem só Diego, é verdade. Guerrero também oscila entre um jogo brilhante e outro apagado. E Éverton Ribeiro, quando não tem companhia, não vai bem coletivamente. Na gangorra rubro-negra, Rafael Vaz deu lugar a Juan, e Willian Arão entrou bem. Com elenco numeroso, falta encontrar o time outra vez.

Chama o garoto

Vinícius Júnior tem 12 jogos nos profissionais do Flamengo, mas voltou para o fim da fila recentemente devido a chegada de reforços de peso. A questão é que as estrelas da companhia não resolvem a todo momento, e com isso o jovem de 17 anos teve novas chances com Zé Ricardo nas últimas partidas.

Contra o Corinthians, entrou no segundo tempo e fez boas jogadas na ponta esquerda. E é arma para o duelo com o Santos amanhã, em São Paulo. Pela Copa do Brasil, Vinícius não entrou devido à forte pressão da partida, mas já tinha sido requisitado no jogo anterior do Brasileiro, diante do Coritiba, quando sofreu o pênalti que garantiu a vitória no fim.

Com uma forma de jogar consolidada, o Flamengo sofre para se reinventar sem ter os movimentos antecipados pelos adversários. Aí é que a habilidade da jóia rubro-negra, vendida ao Real Madrid por R$ 164 milhões, pode ser útil. Hoje, dificilmente Vinícius Júnior volta a ser titular. No entanto, deve ser acionado de forma mais constante, sobretudo porque Geuvânio, outro dos mais habilidosos no elenco, se machucou.

Tirando Vinícius, os demais jovens da base seguem no fim da fila. Apenas Felipe Vizeu teve oportunidades recentes, mas apenas por alguns minutos. No meio-campo e na defesa, que vivem trocando peças, garotos como Ronaldo tem poucas chances com Zé Ricardo.

E ainda tem Conca…

Conca seria uma opção para quebrar defesas, mas o Flamengo considera que o meia não está apto fisicamente para competir em alto nível. O diretor Rodrigo Caetano disse que a ideia ainda é utilizar o jogador este ano.

– Se ele está aqui o interesse é de utilizar. Lembrando, porém, que temos seis estrangeiros. É uma decisão que passa pelo Zé Ricardo. Não é simples assim.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/gangorra-rubro-negra-fla-de-altos-baixos-chuveirinho-abre-espaco-para-berrio-vinicius-junior-21652936.html

Share this content: