GE: “Carioca sub-20: um balanço geral e a seleção do campeonato de 2018”

inalizado o Carioca Sub-20 no último sábado, já é possível fazer um balanço e uma seleção do torneio por aqui. Vamos a ele, portanto, falando um pouco sobre cada time grande, o desempenho dos pequenos e a seleção do torneio, montada pelo blog. Vamos ao texto.

Flamengo

O campeão do torneio foi também o vencedor da Copinha, de maneira semelhante: desfalcado e mostrando muita solidez defensiva para decidir nos grandes momentos. A equipe perdeu vários jogadores para os profissionais em diferentes momentos, mas soube, nas horas decisivas, construir os resultados. Destaque para a regularidade de Gabriel Batista, goleiro, e Hugo Moura, volante, além de Yuri, meia reserva autor do gol do título da Taça Guanabara e da jogada que resultou no pênalti sofrido na decisão.

Vasco

Vice-campeão, o Cruz-Maltino não tinha a qualidade individual do ano passado, pois subiu mais da metade do time para os profissionais. Mas ainda assim chegou à decisão. A chegada de Marcos Valadares ao comando técnico tornou o time mais ofensivo, circulando mais a bola, mas as fragilidades defensivas ficaram expostas em alguns momentos. Individualmente, destaque para Lucas Santos, um dos artilheiros do campeonato com oito gols.

Fluminense

Comandado por Léo Percovich, o Fluminense fez uma boa campanha no geral. Mostrou um time intenso, forte fisicamente, com um jogo direto, rápido, em que a bola circula pouco pelo meio-campo. Às vezes, a equipe se excedia nas faltas. Mas ainda assim, houve uma evolução em relação ao ano passado, com alguns jogadores se destacando. O principal deles é o volante Zé Ricardo.

Botafogo

O Alvinegro manteve a filosofia de jogo dos últimos anos sob o comando do técnico Eduardo Barroca: posse de bola e construção de jogo com os zagueiros no campo de ataque. Ofensivamente, o time foi muito bem, mas seus melhores jogadores foram os defensores Jonathan (lateral-esquerdo já nos profissionais) e Gabriel, além do volante Caio Alexandre, que cresceu demais do meio para o fim da competição. O time, no entanto, sofreu para furar o bloqueio defensivo do Flamengo tanto na Taça Guanabara quanto na semifinal geral.

Os pequenos

Se o Nova Iguaçu ficou abaixo dos outros anos em resultados (embora tenha feito ótimos jogos sob o comando do técnico Jefter Percy), outros pequenos aproveitaram o espaço para chegar às semifinais dos turnos. São os casos de América, Resende e Boavista.

O Alvirrubro mostrou um modelo de jogo ousado em alguns momentos, derrotou o Botafogo e ainda emplacou um atacante no Vasco, Yago Caju. O Boavista, que já havia ido bem na Copa São Paulo, repetiu o desempenho no segundo turno do Carioca e só parou diante do Vasco, na semifinal. Assim como o Resende, que teve o bom camisa 10 Adriano e caiu contra o Flu.

Além deles, vale ressaltar o bom trabalho feito pelo Volta Redonda, do técnico Neto Colucci, com um time que toca bem a bola, busca o gol o tempo inteiro e deu muito trabalho aos grandes que enfrentou, mesmo no segundo turno, quando atuou com uma maioria de atletas de primeiro ano de juniores. Entre os destaques da equipe, estão o goleiro Pepê e o volante Guilherme Eulálio.

A seleção do campeonato

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2018/05/ge-carioca-sub-20-um-balanco-geral-e-a-selecao-do-campeonato-de-2018/

Share this content: