As fotos estavam perfeitas nas redes sociais. Nos vídeos, tudo corria normalmente. Mas quando a bola rolou para o Flamengo enfrentar o Independiente del Valle, na última quarta-feira, pela Libertadores, ficou claro que as coisas não estavam tão bem assim. Após 16 dias de estádio fechado para reforma, a reabertura não agradou: além de não atingir o crivo esperado, também fez uma nova vítima — Gabigol, que sofreu uma entorse no tornozelo e sofreu uma lesão ligamentar.

O camisa 9, por sinal, desferiu palavrões contra o gramado ao ser substituído no segundo tempo. Ele encabeça a lista de reclamações, mas não foi o único. Na avaliação geral, houve uma percepção de melhora, de fato, mas que não chegou perto do considerado ideal para a prática esportiva. “Um pouco melhor do que antes, mas pior seria impossível”, foi um dos comentários ouvidos.

Uma das reclamações dos atletas foi de que as placas do piso e os rolos do gramado estavam desnivelados — fator apontado como responsável pela entorse de Gabigol. A empresa que faz a manutenção é a Greenleaf.

Além disso, muita areia foi vista em determinados setores, principalmente próximo ao gol do lado esquerdo das cabines de rádio. Nas redes sociais, o perfil oficial do Maracanã publicou um vídeo mostrando uma bola rolando e a legenda indicando que tudo estava perfeito. Durante a partida, não foi bem assim.

O GLOBO entrou em contato com um dos responsáveis pela Greenleaf, que afirmou que não poderia falar sem autorização. Posteriormente, a reportagem buscou a assessoria da empresa, que não retornou os questionamentos sobre o desnivelamento, a quantidade de areia presente e quais seriam os próximos passos para o tratamento do gramado.

Não havia a esperança de que um gramado de nível europeu fosse colocado, até porque inúmeras questões impedem isso, mas as melhorias não atingiram o crivo de qualidade esperado foi frustrante. O gramado da Arena Corinthians segue sendo visto como o melhor exemplo no Brasil. Na madrugada de quinta-feira, a foto do novo gramado do Estádio La Bombonera circulou e também levantou questionamentos.

Com o resultado e a derrota do Junior Barranquilla, da Colômbia, frente ao Barcelona, do Equador, o Flamengo é líder do grupo A e já está, com uma rodada de antecedência, classificado para as oitavas de finais da Copa Libertadores da América, torneio que é o atual campeão.