| Futebol

Gremistas são ameaçados por rubro-negros de agressão em redes sociais

Torcedores do Flamengo usam Twitter e Facebook para avisar que adversários no sábado, no Maracanã, irão "apanhar". Grêmio e Gepe minimizam manifestações

grêmio fábio koff julgamento (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)Julgado no STJD, Grêmio foi expulso da Copa do
Brasil (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)

O julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e a consequente punição ao Grêmio por injúria racial contra o goleiro Aranha, na partida contra o Santos pela Copa do Brasil, podem ter reflexos no Maracanã, neste fim de semana. Torcedores do Flamengo utilizaram as redes sociais para ameaçar gremistas de agressão antes da partida deste sábado, quando as duas equipes se enfrentam pela 19ª do Campeonato Brasileiro. Por meio do Twitter e Facebook, alguns rubro-negros postaram mensagens afirmando que o "Grêmio irá apanhar", que caso algum gremista passe por perto "vai ser só tiro, porrada e bomba" e que a "porrada vai comer". Será o primeiro jogo após a expulsão do Tricolor da Copa do Brasil. Ainda cabe recurso.

De acordo com o assessor especial da presidência do Grêmio para assuntos de torcida, Lauro Noguez, o clube não se pronunciará oficialmente sobre o assunto, nem fará nenhum tipo de recomendação especial para a sua torcida. Segundo o dirigente, apenas a segurança privada e a polícia militar têm o poder de garantir a segurança do torcedor. Ele julga que as atitudes são consequência de um erro na sessão do STJD realizada nesta quarta-feira.

– Não vamos fazer nenhuma manifestação oficial. Ao Grêmio não cabe fazer nada. Só a segurança privada ou a polícia militar podem diminuir os efeitos dessa onda – afirmou, completando sobre a repercussão do caso. – Isso é consequência de um julgamento equivocado. Julgou-se de oito a dez torcedores como se fosse toda a torcida do Grêmio, como se fosse o Grêmio. E quem foi punido foi o Grêmio. Não é possível que uma instituição que contou com jogadores negros em toda a sua história de repente seja taxada de racista.

Print - twitter torcedor flamengo e grêmio (Foto: Reprodução / Twitter)Torcedor diz que "Grêmio vai apanhar" em post em rede social (Foto: Reprodução / Twitter)


A posição do Grêmio é semelhante à do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios do Rio de Janeiro (Gepe). Conforme o tenente-coronel João Fiorentini, não haverá nenhum esquema especial de segurança. A escolta dos torcedores tricolores e os procedimentos para garantir a segurança dos mesmos serão iguais aos que a instituição realiza sempre.

– Isso é besteira de rede social. Não são todos os torcedores do Grêmio que agiram dessa forma. Não se pode generalizar. Agiremos no sábado como agimos há anos. Haverá esquema normal de escolta da torcida do Grêmio – disse.

Em julgamento nesta quarta-feira, o STJD decidiu, por unanimidade, excluir o Grêmio da Copa do Brasil. No primeiro duelo das oitavas da Copa do Brasil, os paulistas bateram os gaúchos por 2 a 0. O jogo de volta já havia sido suspenso até o julgamento do caso no STJD – cabe recurso, e um novo julgamento pode acontecer no Pleno dentro de duas semanas.

Torcedor do Flamengo manda recado para os gremistas (Foto: Reprodução/ Twitter)Torcedor diz que gremistas "vão apanhar" no Rio (Foto: Reprodução/ Twitter)


Nesta quinta, a torcedora Patrícia Moreira, 23 anos, compareceu à 4ª Delegacia de Polícia Civil de Porto Alegre para prestar depoimento sobre o caso. No total, oito mandados de intimação para depoimentos já foram expedidos para torcedores. Até agora, cinco pessoas haviam prestado esclarecimentos. Nesta quarta, foram três: Rodrigo Rysdyk, o Alemão, líder da torcida Geral do Grêmio, e os torcedores Fernando Ascal e Éder Braga. Os dois últimos aparecem nas imagens de TV durante as ofensas ao goleiro do Santos.

Até o fim da tarde desta quinta-feira, 40 mil ingressos foram vendidos, e o Setor Norte do Maracanã está esgotado – é o local para o qual os torcedores rubro-negros dão preferência. Restam poucos ingressos para o Leste inferior. O Flamengo espera receber cerca de 60 mil torcedores. As equipes se enfrentam às 18h30 (de Brasília).

Torcedores do Flamengo manda recado para os gremistas (Foto: Reprodução/ Facebook)Flamenguistas trocam mensagens em rede social (Foto: Reprodução/ Facebook)


Torcedor do Flamengo manda recado para os gremistas (Foto: Reprodução/ Facebook)Torcedor do Flamengo manda recado para os gremistas (Foto: Reprodução/ Facebook)


Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.