Grupo formado por 16 clubes da Série A do Brasileirão assina documento em apoio à MP 984

Um grupo formado por 16 clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro divulgará um manifesto em apoio a Medida Provisória 984, que passou a dar aos times mandantes a prerrogativa de negociarem os direitos de transmissão de seus jogos com mais ‘liberdade’. A informação foi divulgada pelo jornalista Rodrigo Mattos, do Uol. Ainda segundo o portal, o total de times que demonstraram apoio à MP chega a aproximadamente 40, juntando todas as ‘Séries’ do Brasileirão.

Conforme o jornalista, entre os clubes que assinaram o manifesto que deve ser divulgado em breve, estão: Bahia, Palmeiras, Ceará, Fortaleza, Sport, Athletico, Coritiba, Reb Bull Bragantino, Atlético-MG, Atlético-GO, Flamengo, Corinthians, Goiás, Vasco, Santos e Internacional. Com isso, o grupo de apoio à MP que já tinha o Flamengo e os oito times da Turner, aumentou. Dentre as equipes que não apoiaram o manifesto, portanto, estão quatro times da Série A: Grêmio, Fluminense, Botafogo e São Paulo.

O presidente Jair Bolsonaro assinou a Medida Provisória no dia 18 de junho, após alguns encontros com o mandatário do Flamengo, Rodolfo Landim. Por conta da articulação do dirigente rubro-negro, a ação ficou conhecida, inclusive, como ‘MP do Flamengo’. Antes desta medida ser anunciada, somente a Lei Pelé era válida, ou seja, os direitos de transmissão eram divididos entre o clube mandante e o visitante. Após a validação da MP 984, o direito de exibição passou a ser exclusivamente do mandante.

Para o Campeonato Carioca, somente o Flamengo não havia fechado acordo de transmissão com a Rede Globo. Por conta disso e com a MP 984 vigente, o Mais Querido e a emissora entraram num imbróglio que acabou resultando na rescisão de contrato do veículo de comunicação com os demais clubes da Série A do estadual e também com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

Segundo a apuração de Rodrigo Mattos, os clubes afirmam, no manifesto que: “os torcedores terão ganhos porque acabarão os apagões de jogos e aumentarão as receitas pelas transmissão. Assim, de acordo com os clubes, haverá mais geração de empregos e crescimento de impostos”. O portal noticiou ainda que os clubes vão lançar em suas redes sociais oficiais uma campanha demostrando apoio à MP. A ideia é fazer lobby no Congresso para conseguir a aprovação da Medida Provisória 984 junto aos deputados, para que ela se torne lei.

Fonte: https://colunadofla.com/2020/07/grupo-formado-por-16-clubes-da-serie-a-do-brasileirao-assina-documento-em-apoio-a-mp-984/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=grupo-formado-por-16-clubes-da-serie-a-do-brasileirao-assina-documento-em-apoio-a-mp-984

Share this content: