| Futebol

Há 36 anos Rondinelli marcava o gol do título Carioca sobre o Vasco

Cabeceio aos 42 minutos é inesquecível para os rubro-negros

Rondinelli ficou conhecido como Deus da Raça

Rondinelli ficou conhecido como Deus da Raça

Há exatos 36 anos, o Flamengo sagrava-se campeão carioca de 1978. Naquele ano, o segundo turno foi chamado de Taça Rio pela primeira vez na história, mas foi o gol do título o momento mais marcante da história daquele torneio. A partida se manteve empatada em 0 a 0 até os 42 minutos da etapa complementar, o que daria o troféu para o Vasco. Até que Rondinelli balançou a rede com um cabeceio inesquecível para todos os rubro-negros. O jogo terminou em 1 a 0 e a taça terminou na Gávea. Depois desse gol, o beque ganhou o apelido de Deus da Raça e passou a ser tratado como herói pela torcida. Muitas crianças ganharam o nome famoso do zagueiro, graças ao gol marcado nesse jogo, mas pouca gente lembra que seu nome é Antônio.

Algumas circunstâncias daquele gol fazem dele surpreendente. Assim como Angelim, autor do gol do hexacampeonato brasileiro, aquele foi o único gol de Rondinelli em todo o campeonato. O zagueiro jogou apenas seis vezes durante a competição, devido a uma lesão. Manguito, com 20 jogos, e Nélson, com 17, foram os titulares durante a maior parte do campeonato. Mais uma peça do destino foi a cobrança de escanteio realizada por Zico, O córner que originou o gol foi cobrado por Zico, que não costumava bater escanteios.

No Maracanã, o público que presenciou o fato foi de 128 mil pessoas. Entre as quatro linhas, Cantarele, Toninho, Rondinelli, Manguito e Junior; Carpegiani, Adílio e Zico; Marcinho, Cléber (Eli Carlos) e Tita (Alberto Leguelé), comandados por Cláudio Coutinho. Aos 44 minutos, Zico e Guina, do Vasco, foram expulsos depois de um desentendimento, mas o título já tinha endereço certo. A conquista abriu o terceiro tricampeonato estadual do clube (1978/79-especial/79).

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/20012/ha-36-anos-rondinelli-marcava-o-gol-do-titulo-carioca-sobre-o-vasco

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.