| Futebol

Há 76 anos, nascia o saudoso Cláudio Coutinho

Um dos técnicos mais importantes da história do Flamengo, foi treinador dos maiores ídolos da história do clube

Cláudio Coutinho é um dos maiores técnicos do Fla

Cláudio Coutinho é um dos maiores técnicos do Fla

Neste mesmo dia (05.01), no ano de 1939, nascia Cláudio Coutinho, um dos técnicos mais importantes da história do Flamengo. Cláudio Pêcego de Moraes Coutinho era do Rio Grande do Sul, mas foi no Rio de Janeiro que viveu desde a infância e chegou ao ápice de sua carreira como treinador de clubes, no Rubro-Negro.

Coutinho comandou o time de futebol do Flamengo em dois períodos - 1976-77 e 1978-80 -, sendo campeão brasileiro em 1980 e tricampeão carioca 1978-79-79(especial). O período em que estava fora do clube foi para ser técnico da Seleção Brasileira, na Copa de 1978. Grande estudioso do futebol, assistia a muitos jogos, desde as categorias de base, e, por isso, detinha grande conhecimento tático. Além de treinador, era capitão da Marinha e foi preparador físico da Seleção na Copa de 1970, quando apareceu para o futebol.

Com 266 jogos e 180 vitórias à frente do Flamengo, tem um dos melhores aproveitamentos entre todos os técnicos que já passaram pelo Rubro-Negro: 75.06%. Já foi atleta de vôlei do Mais Querido e dá nome ao ginásio de ginástica artística da sede da Gávea. Em apenas em 2 anos e 3 meses (entre agosto de 1978 e novembro de 1980), conquistou 16 títulos pelo clube, entre campeonatos, turnos do Estadual e torneios internacionais.

Coutinho faleceu jovem, com apenas 42 anos, enquanto praticava um de seus hobbies, a pesca submarina, a quatro dias depois da conquista da Libertadores, em meio à decisão do Carioca de 1981 contra o Vasco e pouco antes do título Mundial Interclubes.

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/20157/ha-76-anos-nascia-o-saudoso-claudio-coutinho

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.