| Futebol

Heróis de 1974 se reencontram no CFZ

Conquista completa 40 anos em 2014; técnico Joubert grava depoimento para jogadores

Os campeões se reencontram no CFZ

Os campeões se reencontram no CFZ

Em 1974, o Flamengo conquistou o 17º título carioca de sua história. Hoje, o Mais Querido coleciona quase o dobro (33 estaduais) e cada taça tem o seu enredo. Naquele ano, Zico, que já havia sido campeão em 1972, conquistou a primeira taça como titular pelos profissionais do Flamengo. Ao mesmo tempo, Junior, Geraldo e Jayme debutavam em conquistas. Aquele seria o único título do assoviador pelos profissionais, que morreria em 1976. Um certo Vanderlei Luxemburgo também fazia parte do elenco.

Quarenta anos depois, na tarde desta terça-feira (23.12), os heróis daquela conquista se reencontram no CFZ para relembrar a conquista. A surpresa começou ao reunir os campeões sem que Zico soubesse. O Galinho viu novamente os companheiros, que não sabiam do que estava por vir, assim como não poderiam adivinhar como seriam suas carreiras.

Junior se tornou o atleta que mais vezes vestiu o Manto Sagrado, Jayme seguiu os passos do pai e se tornou ídolo do Flamengo, Zico virou Zico, Zicão, Zicaço, e Luxemburgo voltou para ocupar o lugar de Joubert, técnico daquele título. O sentimento dos campeões pelo treinador de 1974 é uma das coisas que não mudou. Ele continua querido pelos ex-jogadores como um pai.

Para celebrar a conquista e esse sentimento, Joubert gravou um depoimento para a TV Fla, que foi exibido aos atletas nesse reencontro. "Vocês estão vendo aqui um grande amigo de vocês. Não se esqueçam como pegava no pé de vocês. O trabalho era cobrado, forte e vocês corresponderam. Foi uma troca com muito carinho e amor, sem isso não tem como", falou o técnico. Antes da exibição, todos puderam também rever os gols da conquista.

O irmão de Zico, Edu, recebeu um Manto Sagrado e participou da surpresa. Ele fez um gol decisivo pelo América contra o Vasco, que acabou sendo fundamental para a conquista rubro-negra. O empate tornou possível ao Mais Querido ser campeão com um empate. Além dele, familiares de Liminha, Geraldo e Doval receberam um Manto Sagrado em homenagem aos eternos craques, assim como todos os campeões presentes.

"Fico muito emocionado com essa homenagem. E quero parabenizar também aqueles que não estão mais entre nós ", disse Zico.

O título
A disputa de 1974 não ocorreu em uma final, mas em um triangular, entre América (campeão da Taça GB), Vasco (campeão do 2º turno) e Flamengo (campeão do 3º turno, após vencer o América por 2 a 1, com gols de Junior e Zico). o Rubro-Negro garantiu o título ao vencer o América (2 a 1 - gols de Junior e Jayme) e empatar com o Vasco (0 a 0).

Entre os atletas fundamentais para a conquista, três já morreram. Além de Geraldo, Liminha e Doval também participaram do título.

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/20131/herois-de-1974-se-reencontram-no-cfz

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.