#Hexa10Anos: Defensores ‘caseiros’ e experientes foram fórmula para os seis títulos do Fla

“Craque o Flamengo faz em casa”. O lema que virou marca do clube da Gávea muitas vezes é usado para citar meias ou atacantes que fizeram história no clube, mas também se aplica a zagueiros que foram revelados na Gávea. E em todas as seis conquistas do Rubro-Negro no Brasileiro, defensores que deram seus primeiros passos como profissionais na equipe tiveram participação direta nos títulos, sempre ao lado de um zagueiro mais experiente.

O primeiro da lista é Rondinelli. Ídolo do Flamengo na década de 70, o Deus da Raça deixaria o clube rumo ao Corinthians em 1981, mas antes da despedida participou da conquista do primeiro título brasileiro do Rubro-Negro, em 1980.

Nos Brasileiros de 1982 e 1983, Mozer e Figueiredo se revezaram no posto de titular ao lado de Marinho.

No título da Copa União de 1987, a participação da base na zaga foi em dose dupla. Leandro foi deslocado para a zaga ao lado de Edinho.

Em 1992, foi a vez de um jovem e impetuoso Júnior Baiano se destacar na campanha de um título brasileiro. Integrante de uma das gerações mais talentosas de pratas da casa rubro-negros, o grandalhão de 1,95m se destacava tanto pelo vigor físico e força no jogoaéreo quanto pelo temperamento explosivo. Na campanha do penta rubro-negro, formou dupla com Wilson Gottardo, então com 29 anos.

Após uma fila de 17 anos, o Flamengo voltou a ser campeão Brasileiro em 2009, e o único zagueiro titular absoluto em quase toda a campanha foi Ronaldo Angelim, que participou de 36 dos 38 jogos do hexa. Depois dele, o beque que mais vezes entrou em campo foi Welintom, formado na Gávea. Embora tenha sido muitas vezes alvo de críticas da torcida, o defensor participou de 22 jogos do Brasileirão. Com a chegada de Álvaro, perdeu espaço.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/hexa10anos-defensores-caseiros-experientes-foram-formula-para-os-seis-titulos-do-fla-24091153.html

Share this content: