Humberto volta às quadras pelo NBB

Foto: Gilvan de Souza

Foram seis partidas de pré-temporada, três jogos pelo Campeonato Carioca, e outras três participações pelo NBB9. Esse é o retrospecto de Humberto, ala-armador do FlaBasquete que chegou ao clube em meados de 2016 como uma das maiores apostas do plantel para a temporada 2016/17. Sonhando desde pequeno em vestir o Manto Sagrado, finalmente o jogador pôde sentir na pele a responsabilidade de entrar em quadra com uniforme rubro-negro, mas duas lesões logo fizeram com que Humberto adiasse a alegria de ouvir os gritos da Nação a seu favor.
Na primeira lesão, ainda pelo carioca, Humberto deixou a quadra no terceiro quarto após sofrer uma fratura no pé esquerdo na partida contra o Macaé, no dia 06 de outubro de 2016. Com isso, o camisa 19 da Gávea ficou até o dia 20 de dezembro em processo de recuperação. Pouco tempo depois, mais precisamente no dia 08 de janeiro de 2017, Humberto sofreu a mesma fratura novamente, o que o fez passar por um procedimento cirúrgico (Osteossíntese, segundo o médico da equipe, Dr. Cláudio Cardone). Desta vez, o jogador assistiu praticamente toda a fase se classificação de fora da quadra. Com a chegada dos Playoffs para o Orgulho da Nação, chegou também o momento de Humberto reestreiar pelo Flamengo, contra o Pinheiros, pelas quartas-de-final no NBB.
“Depois da cirurgia, fizemos um primeiro atendimento visando diminuir o inchaço e a dor, e entramos também com a dissociação da cicatriz. Em um segundo estágio, começamos a atuar no ganho de arco de movimentação do tornozelo e começamos o fortalecimento da musculatura intrínseca dos pés e do próprio tornozelo. Em um terceiro momento, demos início à força proprioceptiva. Vale lembrar que fizemos uma avaliação global dele, visando a correção de desequilíbrios, e traçamos alguns exercícios preventivos para a volta dele às quadras”, explica o fisioterapeuta do FlaBasquete Ricardo Machado, que atuou em parceria com o fisioterapeuta do CUIDAR, Domingos Trece, na recuperação de Humberto.
O ala-armador retornou aos treinos de quadra com a equipe há aproximadamente duas semanas. Sobre a possibilidade de poder contar com o jovem promissor para os Playoffs, o técnico José Neto é categórico.
“Humberto sem dúvidas é um jogador que vai somar muito para a equipe. Tem um vigor físico que faz com que possamos jogar com mais intensidade ofensiva e defensiva. Sua versatilidade técnica permite que atue em mais de uma posição aumentando assim as opções táticas do time”, exalta o treinador multicampeão.
Com exclusividade ao Site Oficial do Flamengo, Humberto fala pela primeira vez sobre sua expectativa para voltar às quadras.
O RETORNO
“Eu estou me sentindo bem. Bem acima do que eu esperava. O trabalho do (Diego) Falcão e do Rafa (Rafael Bernardelli), preparadores físicos do time, foram essenciais, mais uma vez. Voltei no mesmo ritmo do grupo, então é uma expectativa muito boa. Essa semana que a gente teve de descanso e essa semana e meia agora de treinos foram muito importantes não só pra mim, mas para todo o time. Estamos voltando ao ritmo de jogo e agora é jogar, né? O tempo de esperar já foi e agora é uma semana de focar na volta”
REESTREIA CONTRA O PINHEIROS
“Eu tenho um carinho enorme pelo Pinheiros porque foi onde passei praticamente toda a minha carreira na base. Foi o lugar onde eu subi pro profissional, onde eu comecei a jogar. Mas agora eu estou vestindo a camisa do Flamengo, então eu espero poder conquistar a vitória e passar esse Playoff, que é nosso primeiro objetivo. Vou fazer de tudo possível para ajudar a equipe a se classificar para a próxima fase”
JOGAR PELO FLAMENGO NOS PLAYOFFS
“É muito difícil ficar fora. Desde a minha chegada no Flamengo eu deixei muito claro para todos que sempre foi meu sonho jogar aqui, desde moleque, desde quando eu comecei a jogar basquete, sempre foi meu sonho um dia estar aqui. Chegar aqui no meu primeiro ano, quando estava realizando um sonho, e não poder jogar da maneira que esperava, pra mim foi muito difícil, mas eu fiquei de cabeça boa não só pelo próximo ano de contrato que eu tenho, mas porque eu vou poder voltar a jogar. Quando você machuca e sabe que vai perder uma temporada inteira, é muito mais difícil. Quando você machuca e sabe que pode voltar a jogar, e vai ajudar o time, isso te faz ficar com a cabeça tranquila. Claro que também contei muito com a ajuda da comissão técnica e dos outros jogadores. Todos me deram total apoio para estar preparado para quando chegasse esse momento. Agora chegou o momento dos Playoffs e eu vou poder estar em quadra de novo. Querendo ou não é o momento mais importante do campeonato. É esquecer o que passou, Deus sabe de todas as coisas. Agora é pensar no playoff”
AJUDA DA FAMÍLIA E DOS COMPANHEIROS DE TIME
“Todo o time me ajudou. Não tem um cara específico. O Marquinhos talvez mais porque moramos no mesmo condomínio e acabamos indo e voltando juntos pra Gávea pros treinos. Mas principalmente a minha família, que ficou o tempo todo ao meu lado, foi quem mais me deu suporte. Quando ainda não podia colocar o pé no chão, passei três semanas em São Paulo e ter o apoio deles foi muito importante. Isso me deixou muito seguro e confiante pros Playoffs agora”
O Flamengo volta às quadras pelo NBB9 nesta sexta-feira, às 21h em Sào Paulo, contra o Pinheiros, para o Jogo 1 da série melhor de cinco das quartas-de-final dos Playoffs. O SporTV transmite a partida.

A equipe de basquete adulto do Clube de Regatas do Flamengo conta com aporte direto de recursos de seu patrocinador Estácio além de investimentos da Tim via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte/Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Juventude (ICMS).

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/25202/humberto-volta-as-quadras-pelo-nbb

Share this content: