Leandro Damião, nós merecemos maisdo que isso!

A partida contra o América Mineiro ilustrou o porquê Leandro Damião não pode ser o atacante do Flamengo. Os números do jogador na partida são mais do que pífios e a torcida já gritava o nome de Felipe Vizeu antes do intervalo. Para se ter uma ideia o atacante não foi capaz de dar um único chute a gol.

É bem certo que Felipe Vizeu ainda é jovem demais e lhe falta experiência para envergar a camisa 9 do Flamengo, mas não há motivos para não ser o camisa 18. Camisa que já foi de Obina, Val baiano, Deivid e outros de menor expressão.

Leandro Damião chegou ao Flamengo quase ao mesmo tempo que Diego e, surfou nas boas ondas das atuações do meia, apesar de não ter feito o gol com bola rolando até agora. Desde que chegou, o ex-santista-colorado, fez apenas dois gols de pênalti. Se faz necessário fazer uma avaliação sobre as atuações de Leandro Damião, visto que não é um jogador barato e muitas especulações a seu respeito têm pipocado, principalmente uma troca com Marcelo Cirino

É temeroso demais esta troca que estão pleiteando. Afinal de contas os dois jogadores que pertencem a Doyen Sports, custaram uma fortuna, mas Leandro Damião custou muito mais. No caso de fazer uma troca o clube rubro-negro assumir a dívida de Damião seria um erro terrível de planejamento. É melhor trocar até por Michel Bastos, mas que não seja Leandro Damião o nosso reserva direto.

Analisando o mapa de calor do jogador, é possível medir o seu descompromisso na partida, quanto o jogador corre, por que espaço do campo atua e quantas vezes aparece como opção da troca passes etc. Nestes quesitos Leandro Damião é mais do que é inútil. Lado a lado a comparação entre o jogo do América MG de Damião e do Botafogo de Guerrero.

Já peço desculpas pela minha falta de habilidade com imagens e afins. Mas notem as áreas mais esverdeadas que são as áreas em que se movimentam mais. Destaque para a ajuda defensiva que o Peruano oferece, para a movimentação para fora da área que cria espaços. Não adianta falarmos de finalizações, porque nenhuma das finalizações do jogador encontrou as redes. Já Guerrero chuta de onde pode, inclusive fazendo dois gols de fora da área.

Não me entendam errado. Por mim o atacante do Flamengo não seria Guerrero, mas reconheço que neste brasileiro com nível baixo, sobretudo na artilharia, ele não fez tão feio. Assim que for possível substituir Guerrero por um de melhor nível, vou estar de acordo. Por enquanto, é o que temos.

Leandro Damião não se destaca em nada. Na verdade é injusta esta afirmação. O jogador se destacou na comemoração com Everton ficando em estátua. Mas ele já havia treinado o jogo todo a comemoração.

A bola tá com você. E agora? Acha Leandro Damião útil e que merece ser jogador do Flamengo? Ou será é hora do peladeiro ir embora? Eu não trocaria o Cirino por ele, e olha que eu o trocaria num saco de bala juquinha…

Em tempo: Deliciosa aquela declaração do Bandeira sobre o Flamengo ser o Batman e o resto brigar para ser rival. Ri até 2017.

Anderson Alves, O otimista
Twitter: https://twitter.com/Andersonroch

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/11/leandro-damiao-nos-merecemos-maisdo-que-isso/

Share this content: