Nas últimas semanas, as partidas envolvendoPalmeiras e Flamengo, concorrentes diretos pelo título, são os jogos que vem concentrando o maior número de reclamações. E um levantamento feito pelo blog ​Urubu Bolado promete colocar ainda mais lenha na fogueira. De acordo com os números apresentados, o Flamengo teria uma vantagem de cinco pontos na liderança sem os erros de arbitragem.

O levantamento, publicado no site Fla Resenha, mostra que o Palmeiras ganhou 10 pontos com a ajuda do apito. Em compensação, o Verdão perdeu outros três pontos por falhas da arbitragem – no total, o alviverde teria um saldo positivo de sete pontos. Já o Flamengo, por sua vez, estaria com saldo negativo de cinco pontos. Foram dois pontos conquistados por erros de arbitragem contra sete perdidos por conta do apito.

Atualizando a tabela, o Flamengo teria 65 pontos, cinco a mais que o Palmeiras, que ficaria com 60 pontos. Separamos a seguir alguns dos jogos em que a arbitragem errou – a listagem completa pode ser vista ​aqui.

Jogos do Palmeiras:

3ª RODADA –Ponte Preta 2 x 1 Palmeiras (+1 Ponto para o Palmeiras)

Em lance polêmico aos 39 do segundo tempo, Gabriel Jesus dominou bola levantada na área e marcou. O juiz apitou antes, apontando posição irregular do atacante palmeirense. No entanto, a bola chegou a ele depois de cabeçada de um zagueiro da Ponte. Ou seja, não havia impedimento.

18ª RODADA –Chapecoense 1 x 1 Palmeiras (-1 Ponto para o Palmeiras)

Pênalti inexistente para o Palmeiras em Cleiton Xavier já no final da partida.

31ª RODADA –Figueirense 1 x 2 Palmeiras (-3 Pontos para o Palmeiras)

Jogo com 3 polêmicas de arbitragem a favor do Palmeiras. Árbitro marcou pênalti inexistente em Gabriel Jesus, o 2º gol do Palmeiras saiu de jogada irregular em que Dudu cobrou lateral sem nenhum pé na e pênalti claro em Rafael Silva do Figueirense:

Jogos do Flamengo:

9ª RODADA – Flamengo 2 x 2 São Paulo (-2 pontos para o Flamengo)

O primeiro gol do São Paulo foi irregular, com o empurrão claro de Calleri em Márcio Araújo, ficando livre para fazer o gol.

20ª RODADA – Sport 1 x 0 Flamengo (-1 ponto para o Flamengo)

Falta clara ignorada pela arbitragem em William Arão no início do lance do gol de Sport.

​​