O quebra-cabeças para montar o Flamengo que enfrentará o Independiente Del Valle, nesta quarta-feira, no Maracanã, é mais complicado do que aquele solucionado por Jordi Guerrero contra o Palmeiras, no domingo. Por um lado, o auxiliar terá menos jovens à disposição, uma vez que vários deles não estão inscritos na Libertadores. Por outro, poderá recorrer a sete atletas mais experientes, que só foram confirmados ontem no duelo desta noite. A depender dos resultados da rodada, o Flamengo pode se classificar com antecedência.

O Rubro-Negro se aproveitou do protocolo adotado pela Conmebol e pela CBF, que libera para jogo não apenas aqueles que testarem negativo no exame PCR, mas também os positivados há mais de dez dias. Essa autorização se baseia na interpretação de que assintomáticos deixam de ser transmissores do vírus depois desse período.

O Flamengo, então, incluiu na lista de relacionados Bruno Henrique, Isla, Filipe Luis, Diego Ribas, Matheuzinho, Vitinho e Michael. Eles estavam no primeiro grupo a testar positivo, depois da goleada por 5 a 0 aplicada pelo Del Valle. O lateral-esquerdo, inclusive, é um que voltou a registrar a infecção, mas recebeu sinal verde para jogar por conta do protocolo da Conmebol.

Risco de W.O.: Como Marcos Braz foi decisivo para decisão do Fla em batalha de bastidores contra Palmeiras

Sabe-se ainda que o zagueiro Gabriel Noga e o centroavante Rodrigo Muniz, infectados posteriormente, tiveram resultado negativo e também vão ao Maracanã.

Ao menos 10 baixas

Mesmo assim, o rubro-negro deverá ter ao menos dez baixas para o confronto desta noite, especialmente na defesa. Os titulares da zaga, Rodrigo Caio e Léo Pereira, estão fora, assim como seus reservas imediatos, Gustavo Henrique e Thuler. Também seguem como desfalques o lateral-esquerdo Renê e o volante Willian Arão. Pelo mesmo protocolo que veda participação de membros do clube com testes positivos há menos de dez dias, o tecnico Dome segue fora.

Mandar a campo os jogadores liberados na véspera, porém, representaria um risco, já que eles não participaram dos treinamentos com o elenco nos últimos dias. Mas, diante da escassez de opções e por saber que os atletas fizeram atividades em casa, o Flamengo optou por inclui-los na lista da partida.

Sozinho: Flamengo fica isolado em relação a outros clubes após briga judicial e disputa na CBF

Há ainda os desfalques garantidos dos jovens que não estão inscritos na Libertadores, casos do zagueiro Otávio, que dará lugar a Gabriel Noga, e de Richard Rios, que poderia atuar na lateral direita. No gol, Hugo Souza treinou como titular na véspera do jogo, mas César tem chances de voltar à meta rubro-negra.