| Futebol

Liga de Desenvolvimento começa neste domingo com 24 times na briga

Responsável por revelar nomes como Bruno Caboclo, da NBA, principal competição de base do basquete nacional chega a quarta edição com recorde de participantes

Bruno Caboclo do Toronto Raptors, NBA (Foto: Getty Images)Após se destacar pelo Pinheiros na LDB, Caboclo foi para os Raptors, da NBA (Foto: Getty Images)

Vai subir a bola para a quarta edição da Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB). Maior competição de base do país - limitada para jogadores de até 22 anos -, o campeonato começa neste domingo, com as cidades de São Paulo e Curitiba como sedes da primeira etapa da fase de classificação. Responsável por revelar nomes como o ala Bruno Caboclo, selecionado pelo Toronto Raptors no último draft da NBA, e destaques do NBB como Gegê (Flamengo), Gui Deodato (Bauru) e Léo Meindl (Franca), a LDB terá um recorde de participantes este ano - 24 times, de nove estados brasileiros.

Mesmo com o atraso no início, previsto inicialmente para julho, a LDB 2014 teve seu formato de disputa mantido. As 24 equipes se enfrentam entre si em turno único durante a fase de classificação (dividida em quatro etapas) e as oito melhores se classificam para o octogonal final, disputado em dois grupos, com os dois melhores de cada lado avançado às semifinais.

- A expectativa para essa LDB é a melhor possível. Nós temos que buscar cada vez mais clubes, mais meninos praticando o basquete. Conseguimos que um deles fosse para a NBA após a edição passada, que é um fato raro e de muito orgulho para nós, mas só de os garotos estarem fazendo parte das equipes adultas e, isso, felizmente, nós já estamos conseguindo - afirmou Cássio Roque, presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB).

Recentemente, o maior campeonato de basquete do país revelou o ala Bruno Caboclo. Um dos destaques da edição 2013 da LDB pelo Pinheiros, o ala Bruno Caboclo, de apenas 18 anos, foi escolhido pelo Toronto Raptors na 20ª posição do Draft 2014 da NBA e integra o elenco do time para a próxima temporada da principal liga do mundo. Além de Caboclo, outros três jogadores que já disputaram o torneio foram convocados este ano para defender a seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano: Gegê (Flamengo), Cristiano Felício (Flamengo) e Léo Meindl (Franca). Além deles, Lucas Mariano (Franca) e Humberto (Pinheiros) foram convocados pelo técnico José Neto para o período de treinamentos da competição.

Flamengo é campeão da LDB (Foto: Fabio Leme)Atual campeão, Flamengo vai em busca do bicampeonato da LDB (Foto: Fabio Leme)


Após três edições, a LDB também revelou grande número de jogadores para as equipes profissionais que disputam o NBB: na última temporada, 114 atletas oriundos da competição sub-22 participaram do campeonato nacional, sendo que 76 deles entraram em quadra.

Ao todo, nove Estados brasileiros - Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo - além do Distrito Federal estarão representados na edição 2014 da LDB. Atual campeão, o Flamengo vai em busca do bicampeonato e terá pela frente rivais como Bauru, Franca e Brasília. A novidade na relação dos times participantes fica por conta do Taubaté (SP), que substituirá o também paulista Rio Claro, que optou por não participar do torneio este ano. 

Veja a lista das 24 equipes participantes da LDB 2014:
- Anápolis (GO)
- Basquete Cearense (CE)
- Bauru (SP)
- Blumenau (SC)
- Botafogo (RJ)
- Brasília (DF)
- Basquete Curitiba (PR)
- Flamengo (RJ)
- Franca (SP)
- Grêmio Náutico União (RS)
- Limeira (SP)
- Macaé (RJ)
- Minas (MG)
- Mogi das Cruzes (SP)
- Náutico Capibaribe (PE)
- Paulistano (SP)
- Pinheiros (SP)
- Campinas (SP)
- Taubaté (SP)
- Joinville (SC)
- Sport (PE)
- Tijuca (RJ)
- Tittas (PR)
- Praia Clube (MG)

Confira a primeira rodada da LDB 2014:

- São Paulo
Domingo (26/10)
09h - Campinas (SP) x Franca (SP) - Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
11h - Paulistano (SP) x Bauru (SP) - Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
13h - Pinheiros (SP) x Botafogo (RJ) - Ginásio do Esporte Clube Pinheiros

Segunda-feira (27/10)
10h - Flamengo (RJ) x Pinheiros (SP) - Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
11h - Bauru (SP) x Limeira (SP) - Ginásio do Continental Parque Clube
12h - Franca x Mogi das Cruzes - Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
13h - Taubaté (SP) x Macaé (RJ) - Ginásio do Continental Parque Clube
14h - Botafogo (RJ) x Campinas (SP) - Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
15h - Tijuca (RJ) x Paulistano (SP) - Ginásio do Continental Parque Clube

- Curitiba
Segunda-feira (27/10)
08h30 - Brasília (DF) x Joinville - Ginásio do Círculo Militar do Paraná
10h30 - Basquete Cearense (CE) x Grêmio Náutico União (RS) - Ginásio do Círculo Militar do Paraná
13h - Sport (PE) x Blumenau (SC) - Ginásio do Círculo Militar do Paraná
15h - Náutico Capibaribe (PE) x Tittas (PR) - Ginásio do Círculo Militar do Paraná
17h - Minas (MG) x Praia Clube (MG) - Ginásio do Círculo Militar do Paraná
19h30 - Curitiba (PR) x Anápolis (GO) - Ginásio do Círculo Militar do Paraná

Próximas etapas 
- 2ª etapa: 30/11 a 06/12 (2014)
- 3ª etapa: 26/12 a 30/12 (2014)
- 4ª etapa: 15/02 a 21/02 (2015)

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.