A diretoria do Flamengo está irritada com a arbitragem do Campeonato Brasileiro e com erros que considera constante nos jogos do time rubro-negro. Até prepara um protesto na CBF, argumentando que o clube poderia estar no G4 não fosse os pontos perdidos.

Coincidência ou não, a maioria das partidas que reclama o árbitro era da Fifa.

Isso ocorreu na última quarta-feira contra o Santos (empate sem gols), quando o árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva (da federação paraense e da Fifa) ignorou um pênalti nos acréscimos quando a bola bateu na mão do lateral Caju dentro da área.

Se a penalidade tivesse sido marcada e convertida, o Flamengo teria hoje os mesmos 33 pontos do Corinthians e ficaria na segunda colocação pelos critérios de desempate.

Confira abaixo os jogos que o Flamengo reclama da arbitragem:

Grêmio 1 x 0 Flamengo
Árbitro:Luiz Flavio de Oliveira (SP / Fifa)
Reclamação:O time tricolor marcou o gol da vitória em uma cobrança de escanteio que não deveria ter existido. Os flamenguistas alegam que a jogada ocorreu após o árbitro marcar de forma equivocada uma falta de Márcio Araújo. O lance resultou no escanteio gremista.

Flamengo 2 x 2 Chapecoense
Árbitro:
Diego Almeida Real (RS / aspirante quadro da Fifa)
Reclamação: Um pênalti de Juan (quando o jogo estava 1 a 0) e a expulsão de Éverton são os lances contestados pelo Flamengo e que teriam favorecido a Chapecoense neste empate.

Ponte Preta 1 x 2 Flamengo
Árbitro:
Anderson Daronco (RS / Fifa)
Reclamação:Gol da equipe campineira teria sido irregular

Figueirense 1 x 0 Flamengo
Ábritro:
Leandro Pedro Vuaden (RS / Fifa)
Reclamação:Os flamenguistas deixaram o campo afirmando que o gol do rival foi marcado após o árbitro ter ignorado um escanteio a favor do time rubro-negro. Na sequência do lance, o time catarinense fez o gol da vitória.

Cruzeiro 0 x 1 Flamengo
Árbitro:
Raphael Claus (SP / Fifa)
Reclamação: Não é só nas partidas em que perdeu ou empatou que o time protesta da arbitragem. Nessa vitória, a equipe cita o gol de Marcelo Cirino anulado de forma errada. Ele marcou de cabeça, aos 21 minutos do segundo tempo, mas o tento não foi validado.

Flamengo 2 x 2 São Paulo
Árbitro:
Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Reclamação:Um dos poucos jogos em que o árbitro gerador da reclamação não é do quadro da Fifa. O lance contestado é o primeiro gol do São Paulo. Os flamenguistas reclamam de falta de Calleri em Marcio Araújo na área.

Flamengo 1 x 0 Internacional
Ábritro:
Ricardo Marques Ribeiro (MG / Fifa)
Reclamação:Flamenguistas dizem que a arbitragem ignorou um pênalti quando a bola bateu no braço de William dentro da área do Internacional.

Corinthians 4 x 0 Flamengo
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC / Fifa)
Reclamação:O jogo com o maior número de queixas. Criticam a não expulsão de Fagner após ele dar uma ‘tesoura’ em Ederson. Dizem que o lance do primeiro gol ocorreu após uma falta inexistente que resultou no escanteio do gol corintiano. E pênalti cavado por Guilherme, que não recebeu nem cartão amarelo pela tentativa de enganar a arbitragem (seria expulso, neste caso, porque já tinha um cartão).

Santos 0 x 0 Flamengo
Árbitro:
Dewson Fernando Freitas da Silva (PA / Fifa)
Reclamação: Pênalti ignorado após a bola bater na mão de Caju dentro da área